Ranking de competitividade: Muriaé é uma das cidades mais prósperas do Sudeste

Por Prof. Nathan Valentim, graduado em Letras-Literatura, membro da AILB, membro da NALAP e membro da ALTO

Em sua 4ª edição, o ranking de competitividade dos municípios aponta que a saúde de Muriaé declinou, tendo uma regressão de 101 posições, emplacando com a posição 292.º

Segundo consta no relatório emitido pelo Centro de Liderança Pública, as principais motivações desse retrocesso se dão ao crescente número de mortalidade materna e mortalidade por causas evitáveis.

O presente estudo, fez o levantamento de 410 municípios brasileiros (uma diferença de 5 municípios a menos do que a edição anterior). Nesse sentido, observa-se que cada vez mais muriaeenses possuem acesso à saúde, no entanto, conforme aponta o ranking, uma saúde com uma qualidade ruim.

Portanto, ao lermos o levantamento, pode-se perceber que Muriaé subiu na posição geral, ocupando umas das 110 cidades mais prósperas na colocação da região sudeste (permanecendo atrás de Viçosa-mg, Vila Velha-Es e outros municípios).

Tendo um crescimento positivo de 24 pontos no capital humano, 6 pontos no funcionamento da máquina pública, 34 no acesso à saúde, 10 pontos positivo na qualidade da educação, 90 pontos na segurança, 7 pontos no acesso à educação e 51 pontos positivos no saneamento.

Demonstrando que a cidade de Muriaé tem se destacado nacionalmente com relevantes melhorias, no entanto, o ranking expõe o lento crescimento da cidade nas categorias: inserção econômica, meio ambiente, telecomunicações, sustentabilidade fiscal e inovação econômica.