Banco Central anuncia novas mudanças para elevar segurança no Pix a partir de 5 de novembro

Instituições terão melhores condições de atuar preventivamente (rejeitando transações fraudulentas ou bloqueando cautelarmente os recursos) e, em última instância, resultará em maior proteção aos usuários

O Banco Central anunciou recentemente que o sistema de pagamentos instantâneos Pix ganhará um reforço de segurança a partir do dia 5 de novembro. De acordo com o BC, a novidade incluirá campos específicos nas notificações de fraude para especificar os tipos de fraude, tais como falsidade ideológica ou “conta laranja”, e a razão da notificação, como invasão de conta, estelionato, golpe e coação.

Essa notificação de infração permitirá que as instituições financeiras façam uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação. O BC também ampliará o conjunto de dados de segurança do Pix disponibilizados para a consulta das instituições participantes, que incluirá a quantidade de infrações do tipo conta laranja ou falsidade ideológica relacionada ao usuário ou chave Pix, quantidade de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave e quantidade de contas vinculadas a determinado usuário.

Essa consulta poderá ser realizada pelas instituições por chave Pix ou pelo usuário (CPF/CNPJ) e contemplará dados de até 5 anos, ao invés dos atuais 6 meses. As mudanças foram desenvolvidas em conjunto com o mercado, Grupo Estratégico de Segurança (GE-SEG) e o Fórum Pix.

Para garantir que as instituições financeiras e de pagamento atendam aos requisitos técnicos de segurança determinados pelo BC, será exigido um questionário de autoavaliação em segurança das instituições que desejam participar do Pix, com a assinatura do diretor responsável pela política de segurança cibernética.

Essa medida visa aumentar a responsabilidade das instituições financeiras e de pagamento em relação às regras de segurança, impondo mais uma barreira para tentar conter os episódios de vazamento de dados. O BC afirmou que a segurança é um dos pilares fundamentais do Pix e que atua permanentemente para garantir o elevado patamar de segurança do sistema.

Fonte: Guia Muriaé