Carnaval 2023: 5 dicas para cuidar das finanças

O Carnaval é um dos feriados favoritos do brasileiro para viajar e se divertir pelo país. Todo ano, milhões de turistas deixam suas casas para curtir a folia (ou os dias de descanso) em outras cidades. Em 2023, mais de 1,2 mil voos extras foram abertos para dar conta da demanda, segundo o Ministério do Turismo.

Uma outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a festa vai movimentar mais de R$ 8 bilhões em receitas no país todo. É um hit, né?

Quem faz parte do grupo que vai sair de casa, pode sempre tomar alguns cuidados para manter o orçamento sob controle durante o feriado.

Afinal, se o ano começa mesmo só depois do Carnaval, é melhor evitar dar a largada em 2023 com as contas de início de ano no vermelho. Veja abaixo as dicas para manter o orçamento em dia e ainda curtir a festa.

1. Escolha bem o seu destino – ainda dá tempo

A terça-feira do Carnaval 2023 cai no dia 21 de fevereiro.

Se a um mês do feriado a sua viagem ainda não saiu do papel, fique tranquilo – você não está sozinho.

Uma pesquisa do Skyscanner mostrou que quase metade dos brasileiros que viajam no Carnaval (42%) planejam a viagem de última hora – mais especificamente, a menos de 30 dias do feriado. Isso inclui decidir o destino, comprar passagens aéreas e reservar hotéis.

Os preços, especialmente de passagens aéreas, costumam ser mais altos nessa época.

Em 2023, segundo levantamento do Viajala, as passagens para viagens entre janeiro e março estão 92% mais caras em comparação com o mesmo período do ano passado em destinos como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Uma boa dica para fugir dessa alta de preços é evitar as cidades mais buscadas para o feriado. Porto Seguro, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Florianópolis e Brasília são alguns exemplos, de acordo com uma pesquisa da empresa de viagens Decolar. O levantamento foi feito com base nas buscas de passagens aéreas nacionais e internacionais para o período no site e app da empresa.

Outra dica para economizar na compra da passagem é ser flexível em relação às datas e horários (a viagem pode sair mais barata se você perder um dia do Carnaval, por exemplo). Ficar de olho nas ofertas e pacotes é uma boa maneira de encontrar uma “pechincha” de Carnaval.

2. Estabeleça um limite de gastos

Antes de viajar, faça um orçamento e planeje exatamente aquilo que pode gastar durante o feriado.

Inclua na conta todos os gastos:

* Transporte: passagem aérea, aluguel de carro, gasolina, pedágio, ônibus;
* Hospedagem: diárias de hotel, aluguel de casas, camping.
* Alimentação: restaurantes, lanches, bares e compras para a casa.
* Passeios e festas: aluguel de carro, entrada de parques. estacionamento, ingressos de baladas ou shows;
* Bebida: qual será a programação durante o dia? E de noite? Há consumação inclusa? É preciso comprar bebidas à parte?

Uma dica é estabelecer uma quantia fixa para gastar por dia. Assim, fica mais fácil equilibrar as escolhas: quem almoça em um restaurante caro no primeiro dia, pode optar por uma opção mais em conta no segundo.

Ter um orçamento diário facilita o controle dos gastos.

3. Procure – e priorize – atividades gratuitas no Carnaval

Muitas cidades promovem shows, festivais, festas e, claro, bloquinhos de rua na época do Carnaval.

Uma boa dica é procurar a página oficial da prefeitura do município que você irá visitar e checar a programação do feriado.

4. Tenha uma reserva para imprevistos

Não viaje com seu limite do cartão completamente comprometido, a conta zerada e sem nem um real na carteira.

Imprevistos acontecem e é sempre bom ter uma reserva de emergência para lidar com eles.

Ao planejar o seu orçamento de viagem, tenha em mente de onde seria possível tirar dinheiro para lidar com eventuais imprevistos – como um gasto inesperado com saúde, problemas com o seu meio de transporte ou erros na hospedagem.

* Antes de fechar um pacote de viagem, certifique-se de que a agência ou operadora é cadastrada e pode atuar no país. Isso pode evitar muitas dores de cabeça;
* Tenha cuidado extra ao andar por grandes aglomerações. Guarde seu cartão de crédito, dinheiro e celular em um local seguro. Evite colocar esses itens em mochilas ou no bolso de trás da calça – prefira bolsos com zíper e sacolas que fiquem mais próximas ao corpo;
* Planeje os seus dias para entender quando é melhor levar o cartão de crédito e quando vale a pena andar com notas no bolso. Mas lembre-se: evite carregar grandes quantias de uma vez;
* Considere contratar um seguro. Às vezes, se prevenir com um seguro viagem ou um seguro de celular acaba sendo mais vantajoso e econômico em situações de emergência;
* Ative o Modo Rua no app do Nubank: se você é cliente do Nu, já pode ativar a função Modo Rua para adicionar uma camada extra de segurança na sua conta. Com o Modo Rua, você pode limitar transações de Pix, transferências e pagamentos de boletos sempre que estiver fora de casa, correndo menos riscos em casos de roubo e furto.

Fonte: Nubank