De acordo com a Pesquisa Tendências da Comunicação Interna 2023, feita pela Associação Brasileira de Comunic ação Empresarial (Aberje), em parceria com a Ação Integrada, 51% das empresas do país têm o gerenciamento de informações como um dos maiores desafios para a comunicação interna.
Segundo os responsáveis pelo estudo, a proposta foi esclarecer como é a dinâmica comunicacional nas organizações e trazer clareza a partir dos dados obtidos junto às 163 empresas, de diferentes segmentos, que integraram a amostra da pesquisa.
Outras dificuldades apresentadas pelas empresas foram engajar as lideranças como comunicadores (74%), fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais (55%) e comunicar a estratégia e a cultura da organização (54%).
Para superar os desafios, a pesquisa apontou caminhos como: a melhora da experiência com os canais de comunicação, o foco nas prioridades do negócio e a realização de uma comunicação otimizada. Para isso, é preciso adotar ferramentas que facilitem a gestão e a comunicação interna.
Segundo portais especializados em comunicação interna e gestão, uma abordagem promissora é a criação de fluxogramas. Esse tipo de ferramenta facilita a visualização de informações e processos de maneira organizada e clara, o que ajuda a agilizar o trabalho, reduzir custos e desperdícios e tornar a comunicação mais dinâmica e eficiente.
É possível criar um fluxograma rapidamente pela internet, de forma gratuita, mas é necessário entender como a abordagem funciona para aplicá-la e obter o sucesso esperado.
A comunicação interna é uma estratégia usada pelas organizações como forma de promover a interação e a troca de informações entre colaboradores. A proposta é estabelecer uma comunicação assertiva, organizada e eficiente para favorecer a fluidez do trabalho. Muitas empresas utilizam canais variados para isso, como intranet, rede social corporativa e e-mail.
No lançamento da pesquisa, o diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada da Aberje, Thierry Pignataro, afirmou que os coordenadores e líderes imediatos estão valorizando cada vez mais a comunicação interna nas empresas. Reflexo disso tem sido o treinamento de gestores para serem líderes comunicadores e a sistematização de rituais de conversas como as ações mais desejadas pelas empresas, citadas por 25% e 21% delas, respectivamente.
Já sobre o desafio de fazer a comunicação alcançar os públicos operacionais, a pesquisa evidencia que a liderança precisa assumir o seu protagonismo, no sentido de tornar as comunicações mais ágeis e focar na informação essencial.
Assumir um lugar de protagonismo não significa estabelecer uma comunicação vertical, pelo contrário. O levantamento mostra que é importante promover a horizontalização da comunicação. Das empresas entrevistadas, 28% têm planos de promover um programa de influenciadores internos. Além disso, 22% afirmam que vão incentivar programas de “Agentes de Comunicação”, empoderando determinadas áreas da companhia.
Em relação ao gerenciamento de informações, o estudo da Aberje mostrou que muitas informações dadas ao mesmo tempo e para todos os setores levam à desinformação. Para resolver essa questão, é necessário comunicar melhor.
A pesquisa aponta que 78% das companhias estão tomando cuidado para evitar o excesso de informação, enquanto 73% contam com uma agenda para organizar os assuntos ao longo do ano.
Um relatório produzido pela Gallup, em 2022, revelou que 60% dos profissionais não estavam engajados no próprio trabalho. A qualidade da comunicação interna influencia esse tipo de situação, uma vez que é uma das estratégias usadas pelas organizações para mobilizar a equipe, aumentar a interação entre os profissionais e promover o sentimento de pertencimento.
Nessa esteira, o aumento da produtividade também ganha espaço à medida que a comunicação e o engajamento melhoram. Pesquisa feita pela Bain & Company indicou uma taxa de aumento da produtividade de 44% dos colaboradores que são engajados.
Além disso, quando a comunicação é estabelecida de maneira organizada, estratégica e bem planejada, os processos da empresa são mais transparentes. A transparência das informações pode amenizar problemas como mal-entendidos e fofocas, aumentando o desempenho e o desenvolvimento da companhia no mercado.