Conheça o perfil do novo secretariado de Muriaé que assume em 2021 na gestão José Braz

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Foto: Guia Muriaé
O empresário José Braz, de 95 anos, eleito prefeito de Muriaé, para o terceiro mandato, anunciou na manhã desta quinta-feira, 24 de dezembro, o primeiro escalão da prefeitura Gestão 2021-2024.

O evento seguiu os protocolos de segurança e aconteceu no auditório do Rodoviário Líder, empresa a qual José Braz fundou e administra ao lado dos netos suplente de Senador Renzo Braz e Glauco.

estavam presentes 12, dos 13 indicados a secretários. O indicado para a pasta da Agricultura e Pecuária, Eduardo Levate contraiu Covid-19 e para não disseminar a doença está mantendo isolamento social.

A solenidade contou com a presença dos deputados estaduais Braulio Braz e Dr. Wilson Batista e de cinco dos 17 vereadores eleitos, Afonso da Saúde, Miriam Facchini; Dr. Rangel; Devail Gomes e Christian Tanus Bahia.

O prefeito eleito José Braz disse em seu discurso que será preciso recuperar equipamentos de várias pastas, sejam computadores, sejam veículos e maquinário agrícola.

Muitos prédios estão deteriorados e sem condições de trabalho, prejudicando servidores públicos e a população que necessita destes departamentos. “Muriaé voltará a sorrir a partir de 2021. Vamos fazer muito por nossa cidade”, disse ao encerrar a solenidade.

Confira abaixo o perfil do secretariado:

SAÚDE

O médico e pediatra Marcos Guarino de Oliveira retorna à Secretaria Municipal de Saúde. Ele já havia comandado a pasta durante os dois primeiros mandatos de José Braz, entre 2005 e 2012, quando ajudou a promover uma verdadeira transformação na saúde pública de Muriaé.

Marcos Guarino tem 63 anos e acumula vasta experiência administrativa em sua trajetória. Além de secretário municipal de Saúde, foi também diretor clínico do Hospital São Paulo; presidente da APAE Muriaé; diretor administrativo e conselheiro fiscal da Unimed Muriaé; e delegado do Conselho Regional de Medicina, dentre outras atividades.

ADMINISTRAÇÃO

Servidor público há 34 anos, Edmar Rodrigues Pereira assume novamente a Secretaria Municipal de Administração. Ele retorna, assim, para a função que já havia desempenhado entre 2009 e 2012, no segundo mandato de José Braz.

Graduado em Ciência Política, Edmar é também pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista em Gestão Pública. Enriqueceu ainda seu currículo com diversos cursos de capacitação relacionados à área de governança e administração pública.

Em sua carreira como funcionário público, Edmar desempenhou também as funções de assessor da assessor da Secretaria de Administração e controlador interno. Também prestou serviços para o Fórum da comarca de Muriaé, a Delegacia Regional de Polícia Civil e para o Muriaé-Prev, o fundo previdenciário dos servidores públicos municipais.

AGRICULTURA

O novo secretário municipal de Agricultura é o empresário e produtor rural Eduardo Barbosa Levate. Filho do ex-vereador Tatão Levate, ainda criança começou a acompanhar o pai nas atividades agropecuárias e, mais tarde, passou a auxiliá-lo também na administração das empresas da família.

Atualmente está à frente de três firmas e, conhecedor do meio rural, administra também fazendas. Também se dedica à gestão de pessoas, procurando oferecer sempre as melhores condições de trabalho para seus colaboradores.

Seguindo os passos de seu pai, Eduardo apoia ainda os movimentos sociais, clubes e instituições esportivas e religiosas de Muriaé, auxiliando na organização e realização de eventos beneficentes.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Empresário do setor têxtil, Cezar Augusto Bianchi Botaro, o Cezar das Máquinas, será novamente secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele já havia ocupado o cargo anteriormente durante 11 anos e seis meses, entre 2005 e 2016.

Em sua gestão à frente da secretaria, conseguiu a certificação de Muriaé junto ao Sebrae como município “Polo da Moda” e a instalação de instituições como a Junta Comercial, UAI, UaiTec, Senai e Condesc. Assim, contribuiu para a formação de novos profissionais e para a capacitação de trabalhadores e empresários de variados segmentos.

Além da experiência na área pública, Cezar também trabalhou como presidente do Rotary Club Muriaé Norte e da Loja Maçônica Seareiros da Paz.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Sempre envolvida com questões sociais e buscando, através do carisma e da empatia, reduzir as situações de vulnerabilidade enfrentadas pelo próximo, Eveline Castro do Amaral retorna ao comando da pasta onde teve atuação marcante entre 2005 e 2012: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Em sua experiência anterior, coordenou as políticas municipais de assistência social, de combate às drogas e de segurança alimentar e nutricional. Promoveu ainda a articulação da secretaria com diversos conselhos, firmou contratos de cooperação e implantou no município serviços como CRAS, CREAS, Projovem Urbano e Programa Gente Jovem.

Foi também em sua gestão à frente da secretaria que Muriaé ganhou a Cozinha Comunitária do bairro Aeroporto e a Casa Acolhedora Padre Carlos Seelen, que abriga viajantes e pessoas em situação de rua.

EDUCAÇÃO

Conhecimento, capacidade e experiência são algumas das características da professora Maria Amélia Queiroz Xaia, que assume pela quarta vez a Secretaria Municipal de Educação. Anteriormente, ela já havia ocupado o cargo entre 1997 e 2000 e, mais tarde, durante os dois primeiros mandatos de José Braz, de 2005 a 2012.

Graduada em Matemática, Maria Amélia é especialista Psicopedagia e também em Matemática e Estatística. Ao longo de sua carreira, trabalhou como professora na rede estadual e na Faculdade Santa Marcelina, tendo sido também vice-diretora da Escola Estadual Doutor Olavo Tostes.

Na gestão pública, à frente da Secretaria Municipal de Educação, teve como ações de destaque a chegada do Instituto Federal a Muriaé e a construção de 18 novas escolas.

FAZENDA

O responsável pelas finanças do município será, pela segunda vez, o contador Francisco de Assis de Souza Júnior. Ele já havia desempenhado a função anteriormente durante dois anos, entre 2015 e 2016.

Servidor público há 26 anos, Francisco é efetivo no cargo de auditor fiscal e, em sua trajetória na Prefeitura de Muriaé, desempenhou também as funções de coordenador de licitações e de responsável pela prestação de contas referentes a convênios e ao Fundo Municipal de Saúde.

Francisco Júnior é formado em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Pública e Controle com Foco em Resultados, bem como em Auditoria, Perícia Contábil e Contabilidade Gerencial e Financeira.

DEMSUR

A nova diretora geral do Departamento Municipal de Saneamento Urbano será a advogada Maria da Consolação Tanus Pampolini Freitas. Ela é advogada, pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil e, atualmente, se especializa também em Ciências Penais e Segurança Pública.

Tem capacidade administrativa comprovada por sua atuação como diretora geral da Penitenciária de Muriaé. Foi durante sua gestão que a instituição alcançou seu maior reconhecimento, tornando-se, pela sua complexidade de gestão, unidade de segurança máxima e alcançando o nivel 5, grau mais elevado de classificação.

Este foi o resultado da implantação de rígidos protocolos de segurança, da manutenção de uma estrutura eficiente e de uma gestão de excelência. Agora, à frente do DEMSUR, Maria da Consolação vai unir seu conhecimento jurídico à expertise administrativa, com o objetivo de exercer na autarquia um mandato marcado pela qualidade, produtividade, inovação e sustentabilidade.

FUNDARTE

Também servidora pública municipal, a musicoterapeuta e professora de música Gilca Maria Hubner Vieira Napier retorna para a direção da Fundarte, função que já exerceu durante 12 anos, entre 2005 e 2012.

Foi em sua gestão que o acesso à cultura se democratizou em Muriaé, com a criação de novas escolas de artes, a realização de eventos que se tornaram tradicionais no calendário e a preservação e restauração do patrimônio histórico-cultural do município.

Gilca é funcionária efetiva do município desde o ano 2000. Possui experiência também como diretora, professora e musicoterapeuta na Escola de Arte Oficina do Som durante 13 anos. Atualmente, é proponente e coordenadora de Cultura do projeto Ciranda Cultural.

GOVERNO

Advogado pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, além de mestre em Políticas Públicas. Esta é a formação de Paulo Sérgio Pires do Amaral, que assume em primeiro de janeiro a Secretaria Municipal de Governo.

Trabalha como advogado há 24 anos, exercendo também atividades como professor universitário. Na esfera administrativa, tem experiência como procurador em vários municípios, presidente da OAB Muriaé e do Centro de Estudos Jurídicos da mesma instituição, além de coordenador subseccional da Escola Superior de Advocacia de Minas Gerais.

Já na esfera política, Paulo Sérgio atuou como delegado estadual do Progressistas em Minas Gerais e, atualmente, é presidente do diretório municipal do partido em Muriaé. É também deputado federal suplente por Minas Gerais na atual legislatura.

OBRAS PÚBLICAS

O novo secretário municipal de Obras Públicas é o engenheiro civil Carlos Geraldo Rocha Kneip, morador do distrito de Pirapanema. Ele é pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e possui vasta experiência tanto em execução de atividades, quanto em gestão pública.

Entre 2013 e 2015, coordenou as obras de drenagem pluvial realizadas na rua Santa Rita e em partes dos bairros da Barra, Dornelas e Primavera. Mais recentemente, trabalhou como gerente de contratos no Consórcio Copasa, atuando também como consultor e coordenador de equipes para a elaboração de projetos, fiscalização de obras e execução de empreendimentos.

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

O comando das questões jurídicas pertinentes ao município volta a ficar sob a responsabilidade da advogada Daniela Braz Tambasco Mendes. Especialista em Direito Civil e Processual Civil, ela já havia ocupado o cargo durante seis anos, entre 2005 e 2011.

Naquele período, efetuou o pagamento de precatórios atrasados, participou da elaboração do Plano de Cargos e Salários e reestruturou a Procuradoria Geral do Município.

Desde 2012, Daniela coordena o Departamento Jurídico do Grupo Líder, sendo responsável pela elaboração de toda a documentação legal das empresas, revisão de contratos e controle de processos, dentre outras atividades.

PLANEJAMENTO E CONTROLE

O administrador Sinval Ferreira da Silva volta a colocar seu trabalho à disposição da Prefeitura de Muriaé, agora na função de secretário municipal de Planejamento e Controle.

Esta será sua quarta experiência na gestão municipal. Anteriormente, foi secretário de Obras Públicas entre 2005 e 2007; no ano seguinte, assumiu a pasta de Relações Institucionais, então recém-criada, e permaneceu nela durante mais dois mandatos, de 2009 até 2016.

Sinval terá, entre suas funções, a tarefa na qual se especializou: captar recursos estaduais e federais para serem aplicados na realização de obras em Muriaé. O trabalho inclui manter contatos frequentes com toda a esfera política: assessores, deputados, senadores, secretários estaduais, ministros, governador e com a presidência da República.

Fonte: PMM

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