Dia do Gari é comemorado em Muriaé

O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), autarquia da Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Divisão de Limpeza Urbana realizou, na última sexta-feira (15), no Ginásio Poliesportivo Gilberto José Tanus Braz, a comemoração alusiva ao Dia do Gari.

Acompanhados de familiares, a celebração do dia, que teve início a tarde, foi aberta com reflexão e oração do Grupo Unção, em seguida, show com João Paulo e Banda e apresentação de Richard Circus, além do sorteio de prêmios onde, dentre os brindes, foram sorteadas seis bicicletas. O evento também contou com serviços das secretarias de saúde e educação e com as presenças do prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, do vice-prefeito, João Ciribelli, secretariado municipal, vereadores, presidentes de sindicatos.

Para as crianças, filhos dos garis, foi preparado um cantinho especial de leitura, desenhos, pinturas assim como algodão doce, pipoca, picolé, cachorro quente, salgadinhos, refrigerantes, brinquedos pula-pula e piscina de bolas fizeram da tarde ainda mais gostosa.

Origem da palavra

A palavra Gari começou a ser utilizada para denominar os homens que atuavam na coleta de lixo, ainda na época do Brasil Império, fazendo referência a Pedro Aleixo Gary, um empresário francês, contratado pela Corte Brasileira para organizar o serviço de limpeza na cidade do Rio de Janeiro em 1876. Com o tempo, os funcionários que trabalhavam para Pedro Aleixo ficaram conhecidos como a “turma do Gari” ou simplesmente, Garis.

Dia do Gari

O Dia do Gari foi instituído, através da Lei 212, de 31/10/1962, e sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. A primeira comemoração ocorreu em 16 de maio de 1963. A decisão visava prestar reconhecimento à árdua, perigosa e difícil missão daqueles que integram o Departamento de Limpeza Urbana. A partir de então muitos municípios ou estados aprovaram leis criando a merecida Data.

Fonte: DEMSUR