Obras contra enchentes em Muriaé serão licitadas em breve, garante diretor do DEOP-MG

Obras contra enchentes em Muriaé

As obras de contenção de enchentes do rio Muriaé foram o tema da reunião realizada entr e o prefeito Aloysio Aquino, o vice João Ciribelli, o diretor geral do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (DEOP-MG), Fernando Jannotti, e o diretor de obras da mesma instituição, Eugênio Botinha. O encontro aconteceu na manhã de quarta-feira, no Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves.

De acordo com Jannotti, a licitação para contratação da empresa que ficará responsável por executar as obras deverá mesmo acontecer já no primeiro semestre de 2013. “O processo está bem encaminhado e correndo dentro dos prazos”, informa. O diretor geral do DEOP-MG elogiou a atuação da Prefeitura de Muriaé, que se antecipou ao processo e agilizou a realização de etapas. “O prefeito Aloysio Aquino contribuiu decisivamente nos últimos dias para a concretização deste projeto. Quem ganha com isso é a população”, afirma.

Aloysio se mostrou entusiasmado com a aproximação do início das obras. “O problema das enchentes vem afetando a cidade há muito tempo, mas agora poderemos dar uma solução definitiva a esta questão”, comemora. Na reunião, ficou acertado que o vice-prefeito João Ciribelli fará a intermediação entre a Prefeitura e o DEOP-MG, com o objetivo de fornecer informações técnicas sobre o plano de ações ao departamento estadual.

De acordo com o planejamento, as obras serão realizadas em três ações principais, que são o desmonte racional de corredeiras existentes ao longo do leito do rio Muriaé, a construção de avenidas sanitárias até no bairro José Cirilo e da barragem no rio Preto. Cada uma dessas intervenções inclui outros procedimentos, como a desapropriação de imóveis, a execução de uma nova ponte entre a Barra e a BR-116, a ampliação da calha fluvial e a criação de áreas de espraiamento das águas. “É um dos projetos mais consistentes que já recebi em mais de 30 anos de atuação na área pública”, afirma Jannotti.

O Governo de Minas Gerais aplicará R$300 milhões para a realização das obras de contenção de enchentes na cidade – o equivalente a 37,88% dos R$792 milhões que serão investidos em todo o estado. Segundo o diretor Jannotti, o montante destinado a Muriaé é, provavelmente, o maior já concedido pelo governo para intervenções em um município do interior mineiro.

Fonte: Prefeitura de Muriaé