Pode chover forte nas microrregiões de Muriaé, Leopoldina, Cataguases, Ubá e Viçosa nos próximos dias

De acordo os principais institutos de meteorologia e climatologia, foi emitido alerta para elevado acumulado de chuva entre a tarde dessa sexta-feira (18) até a noite do próximo domingo (20).

Após a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade trará muita instabilidade para região Sudeste, com ocorrência de chuvas constantes, não podendo ser descartadas pancadas mais volumosas durante o período.

Na microrregião de Muriaé (que engloba as cidades vizinhas), o acumulado para as próximas 72 horas pode chegar aos 150 mm de chuva, de acordo com a última atualização realizada. O alerta também é válido para as microrregiões de Leopoldina, Cataguases, Ubá e Viçosa (podendo também afetar os municípios vizinhos).

Devido a previsão da continuidade das chuvas, somado às cotas elevadas dos rios que cortam nossa área urbana, como também, a saturação hídrica do solo, a Defesa Civil de Muriaé alerta ao moradores ribeirinhos e próximos a encostas permanece, sendo necessário redobrar a atenção e o monitoramento durante as próximas 72 horas.

Se necessário, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199.

Riscos Potenciais

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publica aviso iniciando em: 18/02/2022 09:50. Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco..

Instruções

* Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
* Observe alteração nas encostas
* Permaneça em local abrigado
* Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Fonte: Defesa Civil