O Governo de Minas Gerais, diante de uma crise sem precedentes, tem uma dívida de mais de R$ 61 milhões com o município.
– A Prefeitura já vem há bastante tempo adotando medidas de contenção de despesas e acabar com desperdícios. Desde o ano de 2017 já estamos convivendo com atrasos dos repasses por parte do Estado. Adotamos esta medida porque queremos continuar mantendo nossos compromissos – disse o prefeito.
A medida tem como principal objetivo manter o pagamento dos servidores em dia, para ela não entrar em colapso.
– Os servidores recebendo em dia fazem o dinheiro girar dentro do município. Atrasar o pagamento causaria um efeito cascata e prejudicaria toda sociedade – afirmou.
Entre as medidas que serão tomadas de imediato estão:
– Redução de gastos com combustível, Correios, energia, entre outros;
– Horário especial para funcionamento das repartições públicas, de 12h às 18h. Serviços essenciais continuam normalmente;
– O pagamento dos servidores poderá ser feito até o quinto dia útil;
– Suspensão de ordens de serviços, compras e obras, etc. O que está em andamento será mantido, mas não serão feitos novos compromissos.
O decreto tem validade de 120 dias, começando a valer a partir do dia 1° de novembro.
Fonte: Guia Muriaé