Prefeitura de Muriaé inicia projeto para promover turismo e desenvolvimento em Belisário

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Departamento de Turismo da Fundarte, esteve em Belisário na última quinta-feira (21) para visita técnica a diversos pontos do distrito. O trabalho foi o primeiro passo para a elaboração do projeto de turismo e desenvolvimento que a administração municipal pretende desenvolver no distrito.


Nesse sentido, os representantes da Fundarte, Wania Muahad e Bruno Bastos, junto com o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leandro Latini, se reuniram com Cleber Paradela, do Grupo de Artesãos de Belisário (GAB) e Silvan Vital, responsável pelo receptivo da região. O encontro teve objetivo de idealizar formas para aumentar a demanda do turismo e fomentar a economia criativa da comunidade.

A visita técnica começou pela Cachoeira de Belisário, para a qual ficou constadada a necessidade de se facilitar o acesso entre a estrada e o local com sinalização, ponte e corrimão de madeira.

Logo depois, a comitiva foi até outra queda d’água muito visitada na região: a cachoeira do Naor, que já está adequada para receber turistas, sendo necessário apenas trabalhar na melhoria na estrada, sinalização e colocação de lixeiras. Também está sendo avaliada a possibilidade de instalação de bancos de madeira para conforto dos visitantes.

Outro atrativo nas proximidade é a Vila dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos. Um local charmoso, situado bem em frente ao acesso para a cachoeira do Naor, que chama a atenção dos visitantes com sua igreja, fonte de água mineral e um pequeno poço com carpas.

Na gastronomia, um dos principais pontos do distrito é o restaurante Fundo de Quintal, onde a equipe se reuniu para falar dos investimentos necessários. Em espaço aberto e aconchegante, o cliente pode se servir à vontade com a comida feita no fogão à lenha e ainda degustar gratuitamente os doces caseiros que são feitos e vendidos pela Dona Conceição, proprietária. Tudo cultivado com muito carinho no próprio local.

A impressão que ficou é que a visita técnica foi muito produtiva para se entender melhor as peculiaridades de Belisário e, assim, se pensar em soluções para fomentar o desenvolvimento e o turismo no local. O grupo já deixou acertada a realização de uma nova reunião, prevista para ocorrer assim que o país deixar a pandemia da covid-19. Este futuro encontro terá a participação de representantes da comunidade, que contribuirão com suas sugestões para a criação do plano de ações.

Belisário fica situado a cerca de 30km de Muriaé, fica aos pés do Pico do Itajuru e integra a região da Serra do Brigadeiro. A comunidade é instituída como Patrimônio Hídrico de Muriaé e possui diversas belezas naturais que proporcionam momentos inesquecíveis para quem curte passeios em meio à natureza. Também se destaca pela vasta cultura local, focada principalmente em gastronomia e artesanato.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo