Simpósio de pecuária leiteira busca melhorias no setor na região de Muriaé

A Prefeitura promoveu, entre os dias 27 e 28 de julho, o 1º Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Muriaé. O evento foi marcado por palestras, ministradas por profissionais renomados, para analisar e buscar evolução no setor, que é um dos mais importantes para a economia da cidade.

O simpósio começou na última quinta-feira, no Teatro Zaccaria Marques, onde foram realizadas palestras que abordaram temas como panorama da pecuária na região, conservação de água e solo e fertilização in vitro. As atividades do segundo dia aconteceram nas Fazendas do Basa (localizada na área rural do distrito de Macuco), de propriedade do pecuarista Evandro Guimarães, um dos três mais importantes produtores de genética do Brasil e referência nacional na produção de Gir e Girolando. Neste dia, houve apresentação de animais da fazenda e conversa com os produtores sobre a produção de silagem e a evolução da genética do gado.

As Fazendas do Basa se dedicam a ter um plantel de Gir Leiteiro de alta lactação e genética diversificada, atendendo pequenos e médios produtores para que eles possam otimizar a produção e melhorar a qualidade do rebanho. “A genética é indispensável para a melhoria da produção. As nossas condições de crescimento no leite são implacáveis. Ter genética no Brasil hoje é possível. Temos terra, alimentação e gado muito bom para o país cumprir o seu destino”, considera Evandro Guimarães, que também é um dos idealizadores do programa “Globo Rural”, da Rede Globo, e o atual apresentador do “Melhor que a Encomenda”, do Canal Terra Viva.

O produtor rural José Valverde, de Laranjal, afirma que o simpósio foi importante para a troca de experiências e a busca de melhorias para a produção. “Esse evento é um incentivo muito grande para nós procurarmos melhorar a qualidade do nosso rebanho. Com a melhoria da genética do gado, produzimos mais gastando menos”, afirma.

Produção leiteira é uma das principais fontes de renda de Muriaé

Segundo estudos, a cadeia produtiva do leite é um dos setores que mais gera empregos no país. Na região de Muriaé, tem importância significativa para a economia do município. É responsável pela produção de 55 mil litros de leite por dia, injetando cerca de R$ 20 milhões por ano na cidade e gerando uma média de 2 mil empregos.

“Tradicionalmente, a região de Muriaé é uma grande bacia leiteira. O que tem acontecido é uma evolução muito rápida com as novas técnicas. Por isso, é importante que os nossos produtores sigam essas tendências para melhorarem a qualidade genética do gado, aumentando a produção”, comenta o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho.

O prefeito Grego afirma que uma das prioridades de sua Administração é a área rural, devido à sua importância para Muriaé. “Vamos continuar investindo na zona rural da nossa cidade, seja na realização de eventos como este, ou na conservação e melhorias nas estradas rurais. O nosso objetivo é oferecer melhores condições de vida e trabalho para os muriaeenses que geram emprego e renda no campo”, diz.

Fonte: PMM