Curso capacita agentes de projetos sociais e professores para melhoria no processo de ensino

Agentes de projetos sociais, pedagogos e representantes do “Lazer Ativo”, projeto realizado no distrito de Vermelho, participaram de um curso de capacitação que incentivou a utilização de novas ferramentas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes atendidos pelos serviços públicos. Promovido pela Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Muriaé e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso foi ministrado nas últimas quarta e quinta-feira (29 e 30), no espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito.

O programa ensina os professores e profissionais ligados à área a usar atividades esportivas dentro e fora da sala de aula para contribuir no processo de ensino, proporcionando melhorias no rendimento escolar. Além disso, também tem objetivo de fazer com que a prática esportiva permita às crianças e aos jovens aprender sobre a convivência em grupo e o respeito ao próximo. “O ‘Esporte na Escola’ pode ser aplicado tanto em escolas quanto em projetos sociais e igrejas”, informa o instrutor do Senar, Luiz Roberto Menezes.

A coordenadora do CRAS Vermelho, Júlia Carneiro, afirma que a iniciativa foi importante para capacitar os profissionais que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Pró-Criança e Conviver. “Esta experiência foi muito válida, pois nos apresentou estratégias de como ensinar as crianças brincando. As crianças precisam entender aquilo que estão fazendo, e fazer de forma prazerosa”, conta.

Fonte: PMM