Proerd reecomeça as atividades de forma online em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Nos dias 04 e 05 de março, os instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) participaram do seminário estadual PROERD. Os militares foram capacitados a ministrar aulas através de plataformas virtuais online e ao vivo.


Devido a situação de pandemia mundial, as aulas presenciais foram suspensas e a Polícia Militar de Minas Gerais inovou com a criação do PROERD online e ao vivo.

Neste 1° semestre de 2021 aulas online e ao vivo estão sendo ministradas em sete escolas de Muriaé, para 17 turmas e um total de 450 alunos.

As escolas atendidas pelo programa PROERD em Muriaé são:

EM. Sebastião Laviola
EM. Gilberto José Tánus Braz
EM. Dr Antônio Canedo
EM. Odaléia de Oliveira M. de Azevedo
EM. Maria Hastenreiter Dornelas
EM. Cléria Ticon Carneiro
Colégio Equipe

SOBRE O PROERD
O PROERD é um programa que ensina aos alunos habilidades para tomada de boas decisões, decisões essas que irão ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

O QUE É O PROERD?
É o programa Educacional de Resistência às Drogas que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente presente em mais de 58 países do mundo

COMO FUNCIONA O PROERD?
O PROERD é desenvolvido em parceria com escolar das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.
As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por um livro especial, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.
Ao final do programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores/professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

QUAL A HABILITAÇÃO DO CORPO DOCENTE?
O policial, professor do PROERD, é, acima de tudo, um voluntário selecionado a partir de critérios rigorosos que consideram, dentre outros aspectos, sua conduta moral, ética e profissional.
Além disso, o policial militar passa por um treinamento no qual aprende a utilizar as ferramentas didático-pedagógicas específicas para a aplicação do programa e conta, ainda, com o apoio de profissionais ligados à área de prevenção, como médicos, psicólogos, pedagogos e outros, que dão suporte técnico às suas atividades.

QUE RESULTADOS PODEM SER ALCANÇADOS?
Pesquisas científicas feitas no mundo todo, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre jovens. os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – família, escola e polícia militar -, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência.

COMO AS ESCOLAS PARTICIPAM?
As escolas interessadas, por intermédio de seus diretores, devem contactar com o segundo batalhão e formalizar a sua participação no programa, através da assinatura de um simples protocolo ou convênio.

FontE: PMMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo