Workshop de tingimento natural é lançado e já está disponível pelo YouTube

Guia Muriaé no WhatsApp

No último sábado dia 27/11 foi lançado o “Workshop: Introdução ao Tingimento Natural” idealizado pelo artista muriaense Vinícius Costa e que conta com recursos do Fundo Municipal de Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura “Alcir Pires Vermelho” edital de 2021, tendo Angela Bonolo na produção e arte gráfica e o CEFAS multimídia no audiovisual.

Vinicius é estudante de design de moda, consultor de imagem, criador e fundador do Ateliê Revival, que utiliza o tingimento natural como forma de reaproveitamento de roupas, e conversou um pouco com a gente sobre seu trabalho.

GM – Vinícius a quanto tempo você trabalha com pigmentos naturais?
A minha primeira experiência com o tingimento natural foi a mais ou menos um ano e meio, mas profissionalmente um ano.

GM – De onde veio a ideia de trabalhar com tinta natural?
Desde que entrei no curso de design de moda um dos meus maiores incômodos sempre foi as pessoas automaticamente ligarem a nossa profissão a futilidade. eu queria trabalhar com a moda de uma maneira que quebrasse esse estereótipo que a sociedade formou pra nós profissionais da moda, em um determinado momento na faculdade descobri um artigo onde tratava dessa questão, o tingimento natural, e daí começaram a surgir o interesse pelo assunto e os primeiros testes.

GM – Quais são as referências que levaram você a se interessar por pigmentos naturais?
Eu comecei a acompanhar páginas que falavam do assunto no youtube, como a Pano da terra, Manuí, Tanina planta cor, Tintas do fruto.

GM – Quais os materiais que você usa para obter os pigmentos?
Os materiais vão desde os resíduos domésticos como a casca de cebola, borra de café, e caroços de abacate até cascas e folhas de eucalipto, casca de goiabeira, urucum.

GM – Fazer os tingimentos naturais é fácil ou difícil? Quais são os principais desafios de fazer o que você faz?
Não é fácil não, o tingimento natural pra mim é mais que uma simples técnica, é um resgate de ancestralidade e conexão com a natureza, o maior desafio que encontrei no início foi saber observar e esperar o tempo da natureza e de cada processo envolvido, desde a colheita de folhas até o descarte da água.

GM – Como é seu processo criativo?
O meu processo criativo é muito fluido, eu acho que ele começa quando eu acordo e abro os olhos, tudo pode ser motivo de inspiração até mesmo aquilo que é estranho aos olhos de outras pessoas, eu ando na rua observando cada detalhe isso é uma característica forte em mim, e registro grande parte disso através de fotos e desenhos.

GM – Qual cor você usa com mais frequência?
Na região eu costumo achar mais fácil as cascas de eucalipto que me fornece uma cartela de cores que vão do marrom ao cinza e a casca de cebola que eu consigo obter amarelo e verde.

GM – Qual foi o primeiro pigmento que você fez?
O primeiro pigmento foi o amarelo, da casca de cebola. GM – Como é o reconhecimento do seu trabalho aqui em Muriaé? Em primeiro lugar estão os meus amigos e família que me dão um super apoio com divulgação e compra de peças também e de uns meses para cá tem aumentado, as pessoas que me conhecem já me identificam pelo meu trabalho, mas ainda muito desvalorizado no geral.

GM – Quais são os projetos que você está trabalhando nesse momento?
No momento eu escrevo matérias para uma revista digital de moda pelo instituto federal do sudeste de minas, campus onde eu estudo, e trabalho com as encomendas do meu ateliê onde além do tingimento natural também trabalho com upcycling e ecoprint.

GM – Qual foi a sua intenção com o Workshop de Introdução ao Tingimento Natural? Minha intenção é mostrar para as pessoas que é possível sim usar de técnicas que não agridem tanto a natureza, é mostrar que a partir da reutilização se cria outra vez, é mostrar que o reaproveitamento tem sim muitos benefícios e principalmente o incentivo a preservação do meio ambiente a partir de práticas sustentáveis.

Workshop já está disponível

O Workshop está disponível pelo canal do YouTube “Vinícius Costa” e conta com 3 vídeo-aulas e 1 Ebook com todo o conteúdo oferecido de forma gratuita, confiram!

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo