Perfil dos novos secretários da Prefeitura Municipal de Muriaé

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Prefeitura de Muriaé

Oito novos secretários assumiram suas funções junto à administração pública municipal na quarta-feira (02). Conheça o perfil de Eduardo Marge, Daniela Guarçoni, Cláudia Sigiliano, Maria Cristina Navarro, Juliana Guarino, Roberto Monteiro de Castro, Graziele Espósito e César Bizzo.

Conheça o perfil dos novos secretários:

1. Procuradoria Geral – Eduardo Marge

O advogado Eduardo Marge coloca novamente à disposição do município sua experiência de mais de 10 anos na área pública, desta vez no cargo de procurador geral. No passado, já havia atuado na própria procuradoria, além ter prestado serviços para órgãos como Fapesmur, Previmur e MuriaéPrevi. Seu último vínculo público foi o de advogado da Prefeitura de Fervedouro.

De acordo com Marge, o maior desafio da procuradoria hoje é tentar reduzir, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de ações judiciais para doação de medicamentos e realização de procedimentos médicos. “Nosso objetivo inicial será o de otimizar este atendimento, procurando ao máximo evitar que as solicitações tornem-se ações judiciais e, consequentemente, gerando uma considerável economia para o município”, explica.

2. Administração – Daniela Guarçoni

Servidora pública efetiva há 21 anos, a pedagoga pós-graduada em Psicopedagogia Daniela de Mattos Pereira Guarçoni é a nova titular da pasta de Administração, que cuida diretamente dos interesses do funcionalismo municipal. Sua experiência na área pública inclui atuações junto às secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação.

Segundo a nova secretária, um novo concurso público para preenchimento de cargos com vagas em aberto está previsto, podendo acontecer já no primeiro semestre de 2013. Daniela ainda garante que irá se empenhar para que o funcionalismo municipal continue satisfeito durante os próximos quatro anos. “O que é certo, é certo. Os servidores terão tudo o que for seu de direito”, afirma.

3. Desenvolvimento Social – Cláudia Sigiliano

A nova secretária de Desenvolvimento Social de Muriaé é a professora de música e pedagoga Cláudia Schueller de Aquino Sigiliano. Pós-graduada em Psicopedagogia, já trabalhou na antiga secretaria de Ação Social e na de Educação, além de ter realizado projetos musicais junto a crianças do CAIC e do projeto AABB Comunidade.

À frente da secretaria, Cláudia tem como objetivo inicial ampliar as atividades musicais em projetos sociais como o Pró-Criança, Pró-Jovem e Clube da Maior Idade. “A música tem o poder de sensibilizar, e através desta sensibilização consegue-se cativar as pessoas e fazer com que elas pensem melhor sobre a vida”, afirma. De acordo com a secretária, uma das ideias é possibilitar que os participantes possam, a partir da utilização de materiais recicláveis, fabricar seus próprios instrumentos.

4. Educação – Maria Cristina Navarro

Promover o bem-estar das crianças e aprimorar o ensino oferecido nas escolas de Muriaé e dos distritos são alguns dos principais objetivos da nova secretária municipal de Educação. A professora Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro chega ao cargo credenciada por sua pós-graduação em Gestão Escolar e pela experiência acumulada ao longo de 20 anos de profissão, tendo atuado, inclusive, como diretora e vice-diretora de três instituições da cidade.

De acordo com a secretária, o número de alunos matriculados nas escolas municipais é constante. “Ainda há escolas para se construir, mas também iremos trabalhar na manutenção e aprimoramento das que já existem, para que possamos atender melhor às crianças e também aos professores e demais profissionais escolares”, explica.

5. Meio Ambiente – Juliana Guarino

Administradora de empresas por formação, a empresária Juliana Maria Guarino Lopes de Aquino tem a missão de comandar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – pasta que, em governos anteriores, sempre esteve vinculada a outras, como as de Agricultura e Urbanismo, e agora ganha vida própria. Para isso, Juliana pretende valer-se de sua formação acadêmica, aplicando a gestão administrativa dentro das propostas ambientais, possibilitando que elas sejam concretizadas.

“A equipe técnica contará com pessoal especializado, como engenheiro florestal, zootecnista e biólogo, mas as ações serão executadas com olhar administrativo”, explica. Dentre os principais projetos, destacam-se o programa de arborização da cidade com árvores semiadultas, preservação das matas urbanas e conscientização da sociedade para a prática de ações pró-ambientais.

6. Saúde – Roberto Monteiro de Castro

Com 33 anos de profissão, o médico anestesista Roberto Monteiro de Castro é o novo secretário de Saúde de Muriaé. Pós-graduado em Auditoria e Gestão de Saúde, traz no currículo a atuação como médico auditor público e da Unimed.

O secretário explica que os programas de saúde são sempre coordenados pelo estado, cabendo ao município realizar a gestão de profissionais capacitados para cumprí-los e alcançar as metas estabelecidas. Roberto lembra que a atuação da Secretaria Municipal de Saúde vai muito além da área médica, abrangendo ainda o controle de zoonoses, a epidemiologia e a vigilância sanitária, entre várias outras ramificações. “Nossa proposta é estar sempre em dia com as metas estaduais, oferecendo serviços de qualidade para a população”, afirma.

7. Saúde Adjunta – Graziele Espósito

Principal novidade da nova administração, a Secretaria Adjunta de Saúde tem como responsável a administradora Graziele Espósito. Pós-graduada em Gestão em Saúde, a secretária tem a missão de atuar na parte administrativa da instituição, promovendo o planejamento estratégico para a obtenção de resultados satisfatórios durante os quatro anos de governo.

O projeto inicial de trabalho passa pela completa restruturação dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando que o seu funcionamento aconteça de forma integrada com outros órgãos da administração pública, como Secretaria de Fazenda e setores de Recursos Humanos, Compras e Licitações. “A ideia é permitir que a Saúde fique mais próxima da Prefeitura como um todo”, explica Graziele.

8. DEMSUR – César Bizzo

O médico César Mansur Bizzo volta a comandar o Departamento Municipal de Saneamento Urbano, autarquia da qual foi o primeiro diretor, entre 1997 e 2000. Antes disso, já havia tido experiência na área pública atuando como secretário municipal de Saúde de Muriaé.

“Pretendemos, de imediato, realizar um mutirão de capina e limpeza da cidade, além de investir em trabalhos de mobilização dos muriaeenses em relação à reciclagem de lixo e manutenção da limpeza”, afirma. De acordo com o novo diretor, o plano de trabalho também prevê a implantação do aterro sanitário e da estação de tratamento de esgoto principal, além da continuação dos investimentos na construção de redes de água, esgoto e drenagem pluvial.

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Muriaé

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4 Comentários

  1. Nada se falou do Estatuto da cidade (Lei nº 10.257/01), da Lei de responsabilidade fiscal – LRF (LC nº 101/00) e do Portal da Transparência (www.municipalnetc.combr). Nem do Plano diretor, PPA, LDO e LOA, apesar de as leis relativas a 2013 já se encontrarem aprovadas.

    Lamentavelmente, não se falou também de uma gestão democrática, principalmente da participação dos Conselhos Municipais — COMUPLAN, CODEMA, COMSEP, da Saúde, da Educação, Desenvolvimento Econômico, etc. – no processo de gestão municipal, mesmo considerando que:

    “A criação de conselhos de políticas públicas foi instituída na Constituição Federal de 1988, que marcou o fim do autoritarismo no Brasil. (…) Os conselhos são espaços que se baseiam na ideia de “coletivo”, e não de “indivíduos”. Ali, opiniões distintas e de diferentes grupos de interesse se colocam. Os conselheiros são representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais ligados às áreas de atuação de cada conselho. Essa composição mista permite que ambas as instâncias compartilhem da responsabilidade pela produção e acompanhamento das políticas públicas e, a partir desse debate, predominem os interesses de toda a sociedade.” (http://www.conselhos.mg.gov.br/pagina/listagem_conselhos)

  2. Secretariado com algumas novidades,destaque para o meio ambiente,gostei do projeto de arborização da Cidade,pois nunca se cortou tantas arvores como na administração de José Braz.
    Parabéns para a nova secretária,espero que ela tenha autonomia para realizar seu trabalho.
    Para mim é lamentável voltar com Dr. Cesar Bizzo para o DENSUR,deveria ser um Engenheiro,lugar de Médico é na saúde.
    Espero que o Dr. Aloysio seja bem assessorado com a sua escolha.
    Parabéns Sr. Prefeito.
    Sebastião Carlos do Nascimento.

  3. Gostaria de saber se dos nomes apresentados, algum(ns) tem parentesco com o prefeito ou vice. Isso só pra deixar a população bem esclarecida.

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