Novo vírus de gripe suína encontrado na China tem potencial para gerar outra pandemia

Guia Muriaé no WhatsApp

Cientistas chineses identificaram um novo tipo de vírus da gripe suína com capacidade de gerar uma nova pandemia.

Identificado como G4, o vírus é derivado do H1N1, que em 2009 deixou o mundo em pânico e foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia nível 6, que significa grau máximo.

Entre 2009 e 2010, foram 18.449 mortes no mundo em decorrência do H1N1. O vírus ainda circula pelo mundo e no Brasil fez 787 vítimas fatais no ano passado.

De acordo com a pesquisa publicada na revista científica americana “PNAS”, o novo vírus G4 possui todas as características essenciais de ser altamente adaptável para infectar seres humanos.

A pesquisa foi realizada com amostras de 30 mil secreções nasais de porcos em abatedouros de províncias chinesas e em um hospital veterinário. 179 vírus da gripe suína foram isolados e sendo constatado que a maioria era do G4.

Testes já foram realizados em furões, animais usados em estudos sobre a gripe por apresentarem sintomas semelhantes ao do homem (incluindo febre, tosse e espirros), e o G4 se mostrou altamente infeccioso.

Os pesquisadores ainda constataram que o novo vírus já passou dos animais para o homem (principalmente entre aqueles que trabalham em abatedouros), mas ainda não há evidências de transmissão entre seres humano.

O novo vírus segue sendo monitorado. O objetivo é evitar uma possível nova pandemia.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo