Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher é inaugurada em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

No mês em que foi instituído o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou a nova sede da Delegacia Especializada de Atendim ento à Mulher (Deam), em Muriaé, na Zona da Mata mineira. A unidade policial agora está localizada na Casa da Mulher, situada na Praça João Pinheiro, s/n, na área central da cidade. A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (16/11), foi transmitida ao vivo pelo Instagram da PCMG.


Na ocasião, também ocorreram as inaugurações das instalações da Casa da Mulher- por meio de iniciativa da Prefeitura de Muriaé- e de uma brinquedoteca no local – espaço planejado com apoio da Fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL).

Cerimônia

Durante a cerimônia, compuseram a mesa de honra o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira; o titular da 4ª Delegacia Regional em Muriaé, delegado Alessandro Amaro da Matta; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Muriaé, delegada Natalia Santos Magalhães; o prefeito municipal de Muriaé, José Braz, e o vice-prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino. Além disso, também estiveram presentes no dispositivo de autoridades os deputados estaduais Bráulio Braz, delegada Sheila Oliveira e Dr. Wilson Batista; a promotora de Justiça Jackeliny Rangel; o comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Roberto Sousa; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eveline Castro do Amaral; o secretário de Governo de Muriaé, Paulo Sérgio Amaral; o presidente da Câmara Municipal de Muriaé, vereador Antonio Afonso; o presidente da Fundação Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, Vilson Mayrink; e o presidente da CDL em Muriaé, Henrique Lourenço.

Também prestigiaram a solenidade os delegados regionais do 4º Departamento, entre eles, Armando Avólio Neto, de Juiz de Fora; Diêgo Candian Alves, de Ubá; Mauro Ricardo Guimarães Pinho, de Leopoldina; e José Donizetti Teixeira, de Viçosa, mas também outros delegados e servidores da PCMG, representantes de instituições e outras autoridades.

Entre os pronunciamentos, o chefe da PCMG Joaquim Francisco Neto e Silva agradeceu a todos que viabilizaram o evento, enfatizando também sobre a importância das parcerias e de apoios voltados à segurança pública. “Hoje, Minas Gerais é considerado o estado mais seguro para se viver, segundo dados do Ministério da Justiça. Neste primeiro semestre estamos ocupando o pódio brasileiro e isso é fruto de uma articulação forte, uma liderança exemplar de nosso governador do Estado”, salientou.

Segundo ele, a Polícia Civil de Minas Gerais é a segunda maior polícia judiciária do Brasil. “Temos pelo interior do Estado 65 unidades especializadas de atendimento à mulher. Em Belo Horizonte, são quatro unidades”, explicou, falando sobre as ações e iniciativas que a Polícia Civil desenvolve para o enfrentamento à violência contra a mulher, assim como sobre os canais de denúncias. “Nós, da Polícia Civil, formalizamos uma média de 124 medidas protetivas por dia, representando o aumento de 4,68% em relação ao ano de 2020. No último ano, tivemos em todo Estado o registro de mais de 144 mil casos de violência doméstica e familiar e é por isso que é preciso denunciar”, ressaltou.

Em meio a outros agradecimentos em prol dessa causa, o chefe de departamento Gustavo Adélio Lara Ferreira destacou que a inauguração da Delegacia Especializada já tem uma história anterior, que é a de relevantes serviços prestados à comunidade muriaense e à região no que tange à proteção da mulher vítima de violência, dos vulneráveis, idosos, entre outras vítimas.

Em seu discurso, o delegado regional Alessandro Amaro da Matta também agradeceu as parcerias e falou sobre a finalidade da unidade policial. “Não é apenas punir os agressores, mas também amparar as vítimas, explicando e defendendo seus direitos, além de realizar estudos para identificar o perfil dos agressores”, enfatizou. Já a delegada Natalia Santos Magalhães aproveitou a oportunidade para enfatizar sobre a importância dessa iniciativa. “É um momento de muita alegria, de felicidade e de agradecimento por ser um sonho realizado”, destacou.

Em seus pronunciamentos, a deputada estadual delegada Sheila e o deputado estadual Dr. Wilson Batista elogiaram a gestão da PCMG, destacando outras abordagens. Além disso, o deputado Bráulio Braz, o vice-prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, e o prefeito José Braz também parabenizaram as forças de segurança de Minas. O chefe do executivo municipal também aproveitou o momento para agradecer a todos que contribuíram para a inauguração do prédio da Casa da Mulher.

Em meio a outros discursos que foram proferidos na cerimônia, os representantes da CDL também destacaram desde a importância da brinquedoteca instalada no local até a entrega de móveis destinados à Deam, permitindo conforto aos profissionais de segurança e às vítimas.

Ao final da solenidade, foram entregues homenagens ao prefeito e à delegada Natalia Santos Magalhães.

Deam em Muriaé

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente os que ocorrem em ambiente doméstico. No município, a Deam também integra a equipe da Casa da Mulher, um ponto de apoio referência no atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência doméstica na cidade.

Na PCMG, a unidade policial está estruturalmente subordinada à 4ª Delegacia Regional em Muriaé, pertencente ao 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira.

Fonte: PCMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo