Assembleia de Minas debate polo de fruticultura na Zona da Mata

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne em Visconde do Rio Branco (Zona da Mata), nesta sexta-feira (24/5/24), para debater a importância do Polo de Fruticultura da região. A audiência pública, solicitada pelo deputado Coronel Henrique (PL), será realizada na Câmara Municipal (Praça 28 de Setembro/Galeria Eden Clube, 13), a partir das 13h30.

O Polo de Fruticultura de Visconde do Rio Branco foi instituído pela Lei 24.659/2024

, que teve origem no Projeto de Lei 3.027/2021, do deputado Coronel Henrique.

O parlamentar pretende discutir com lideranças locais as perspectivas desse arranjo produtivo, que abrange os municípios de Astolfo Dutra, Coimbra, Dona Euzébia, Ervália, Guidoval, Guiricema, Miraí, Paula Cândido, Rodeiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Ubá e Viçosa, além de Visconde do Rio Branco.

Entre os objetivos do Polo de Fruticultura, estão o fortalecimento dessa cadeia produtiva, o incentivo à produção, ao processamento e à comercialização de frutas, a promoção do desenvolvimento e da divulgação de tecnologias aplicáveis à fruticultura e o aumento da competitividade do setor.

O município de Visconde do Rio Branco é grande produtor de diversas frutas, como laranja, manga, goiaba, maracujá, banana, coco, limão, tangerina e mamão. O arranjo produtivo local de fruticultura, que abriga indústrias de sucos e polpas, gera mais de 1,5 mil empregos diretos na região. Com a oficialização do Polo de Fruticultura, o setor tem a expectativa de fortalecer a economia local e consolidar Minas Gerais como o quarto maior produtor de frutas do Brasil.

Fonte: ALMG