Capacitação do SENAR é aliada na recuperação de dependentes químicos em Manhumirim

Guia Muriaé no WhatsApp

A Associação Manhumiriense de Amigos Reunidos (AMAR) atua na recuperação de dependentes químicos.

A instituição recebe homens de 18 a 59 anos e já ofereceu tratamento para cerca de 500 acolhidos. O trabalho acontece na Fazenda AMAR, em Manhumirim, e há cerca de seis anos o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, em parceria com o Sistema FAEM/SENARINAES oferece cursos que auxiliam no tratamento terapêutico desenvolvido pela instituição.

A psicóloga e responsável técnica da associação, Heloísa Helena Duarte explica que os acolhidos permanecem na fazenda por nove meses e após o período de adaptação, já podem participar dos cursos do SENAR.

“Dedicamos os últimos três meses de tratamento a ressocialização. Nesse período, trabalhamos o resgate de laços familiares e a reinserção ao mercado de trabalho. Os cursos do SENAR são fundamentais porque têm excelente qualidade técnica, instrutores preparados e sensíveis ao nosso trabalho e ainda proporcionam momentos de reflexão e crescimento pessoal. Além disso, a capacitações se tornam uma possibilidade de atuação profissional”, pontuou.

As formações são direcionadas para as atividades agrícolas desenvolvidas na fazenda que são o café, a olericultura, a fruticultura e a criação de galinhas.

“Faz parte do tratamento participar do cuidado e do cultivo, assim os acolhidos podem colocar em prática tudo o que aprendem nos cursos. Essa tem sido uma experiência muito valiosa para nós”, comentou, Heloísa.

O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio destaca que diversos acolhidos da instituição são produtores ou trabalhadores rurais que aproveitam os cursos para relembrar técnicas e se aperfeiçoarem.

“Levamos treinamentos que possam ajudar a melhor a produção da fazenda e que estimulem os internos a se envolverem com as atividades do campo. Acreditamos que a capacitação é parceira da recuperação. Temos relados de pessoas que saíram da fazenda e passaram a se dedicar ao café com o conhecimento adquirido nos cursos, e isso nos deixa muito felizes”.

Fonte: Senar MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo