Confirmada primeira morte por dengue na região

Homem de 54 anos morreu no dia 20 de janeiro após falência de alguns órgãos e hemorragia. Óbito foi divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (2).

A primeira morte por dengue na região foi confirmada nesta sexta-feira (2). A vítima, um morador de Barbacena de 54 anos, deu entrada no hospital em 20 de janeiro e faleceu em decorrência de falência de órgãos e hemorragia.

A Prefeitura de Barbacena anunciou a triste notícia através das redes sociais, revelando que o exame positivo foi confirmado pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (Funed).

No entanto, a informação ainda não consta no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e a TV Integração está em contato com a SES-MG em busca de mais informações.

Além dessa fatalidade, outras cinco mortes suspeitas por dengue estão sendo investigadas na região desde o início de 2024, abrangendo Piau (1), Tocantins (1), Ubá (1) e Cataguases (2).

A dengue, parte do grupo de doenças chamadas arboviroses, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Os principais sintomas da doença incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náusea, vômito e manchas vermelhas no corpo.

O Ministério da Saúde destaca a importância de procurar um serviço de saúde ao apresentar possíveis sintomas de dengue para um diagnóstico e tratamento adequados.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1