Escola SESI será inaugurada em Cataguases

FIEMG está investindo R$ 1,2 bilhão na criação de novas escolas SESI no estado

Foto: Marcelo Lopes
A Rede SESI de Educação está sendo ampliada pela FIEMG em Minas Gerais. Serão implantadas novas escolas da rede no estado, uma delas em Cataguases, que será inaugurada oficialmente na próxima terça-feira, dia 07 de maio. A cerimônia contará com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Aurélio Marangon Sobrinho; e do prefeito de Cataguases, José Henriques, entre outras autoridades políticas e lideranças empresariais.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG
) está investindo R$ 1,2 bilhão na criação de novas unidades. A rede, que conta hoje com 39 escolas, ganhará mais 21, totalizando 60 unidades até 2026. Ao todo, serão beneficiados 39 municípios mineiros e cerca de 100 mil alunos. O investimento é o maior já recebido pela Rede SESI. “As escolas terão mais de 2 mil alunos, com algumas unidades chegando a mais de 5 mil alunos. Pretendemos, com o investimento, expandir a rede do SESI para 50 mil alunos no final do ciclo de investimentos e quando as escolas estiverem totalmente ocupadas”, informa o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

Ainda segundo Roscoe, a abertura das novas unidades irá ampliar, e muito, a rede SESI, cujas escolas têm alto padrão de qualidade. São escolas de grande porte, com infraestrutura avançada. De acordo com os dados da FIEMG, com a abertura das novas unidades, o número de matrículas anuais na rede passará de 21.184 em 2023 para 33 mil em 2026. A estimativa é gerar em torno de 2 mil empregos diretos e 360 empregos indiretos.

A escola SESI Cataguases fica localizada onde funcionava a Escola EFG (Rua Ofélia Resende, 101 – Bairro Menezes), e atualmente oferece as séries do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I; do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A unidade também está trabalhando com o Projeto Recriar, em parceria com as empresas Energisa, envolvendo 32 alunos, e Hidroazul, com 8 alunos. Com este projeto, a cada aluno que uma empresa participante do Recriar se propõe a apadrinhar, o SESI oferece outra bolsa de gratuidade em contrapartida para a própria empresa.

A unidade de Cataguases firmou ainda um contrato de parceria com a Prefeitura local, que oferece bolsas de estudo a 80 alunos do 1º ano do Ensino Médio. O requisito para a seleção foi que tivessem cursado o 9º ano do ensino fundamental em escola pública. As aulas deste projeto são ministradas em conjunto com o curso técnico do SENAI em Mecatrônica, o que vai garantir a estes adolescentes, ao final de três anos, formação completa em uma profissão muito concorrida no mercado.

Segundo Aurélio Marangon Sobrinho, presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, “essa iniciativa visa formar melhor as nossas futuras gerações, pois somente por meio do investimento em educação de qualidade conseguiremos transformar nosso país. As Escolas SESI preparam seus alunos não apenas para enfrentar os desafios acadêmicos, mas também para se tornarem cidadãos conscientes e transformadores do futuro. Estamos muito felizes com essa conquista em Cataguases e, em breve, teremos também novas escolas SESI em Juiz de Fora e Barbacena”, declara.

A Escola SESI Cataguases já está em funcionamento e de portas abertas para visitação dos pais e estudantes interessados em fazer parte da maior rede de ensino do país. Informações: (32) 3421-1296.

Tecnologias e metodologia que o SESI está trazendo para Cataguases:

* Integração de tablets com recursos pedagógicos;
* Utilização do Microsoft Forms para análise de indicadores de avaliação;
* Oficinas de Robótica;
* Projeto Microsoft Office 365 for Education e Minecraft for Education;
* Criação de equipes para o torneio FLL;
* Projeto «LABÔ SES.IA»: Tem o objetivo de construir novos olhares para a presença e utilização da Inteligência Artificial nos cenários educacionais e industriais. Proporciona um ambiente onde as discussões e reflexões gerem conhecimento público e institucional. Os estudantes participantes do projeto foram divididos em 4 GT’s, onde será possível discutir, interagir com diversas lA’s e produzir conhecimentos de forma crítica e criativa sobre as possibilidades e limitações do uso da lA na Educação e na Indústria.
* Realização de projetos com a linguagem de programação Scratch! desenvolvidos pelo 9º ano;
* Aplicação de técnicas de brainstorming, design de projetos, execução, atualização e apresentação de projetos educacionais.

Fonte: FIEMG