Parte da equipe já concluiu os serviços de recuperação asfáltica na MG-108, entre o entroncamento com a BR-262, próximo à Martins Soares até o município de Manhumirim. Neste segmento, o pavimento está todo recapeado e já foi iniciada a sinalização horizontal, restando, apenas, a instalação das tachas refletivas e o reforço na sinalização vertical.
No segundo trecho da MG-108, entre Lajinha e o trevo da BR-262, sentido Martins Soares, alguns segmentos já receberam serviços de recapeamento, restando em torno dez quilômetros de obras. Os trabalhos envolvem restauração de toda base, reforço com incorporação de brita e cimento e, posteriormente, o recapeamento, para então ser executado os serviços sinalização horizontal e vertical.
Na MG-441, entre Lajinha até a divisa de Minas e Espírito Santo, as obras estão bem adiantadas. O trecho já recebeu novo pavimento e já foram iniciadas a nova sinalização horizontal. O segmento vai receber, ainda, tachas refletivas e novas placas educativas e de regulamentação. O prazo contratual para execução de todos os serviços é fevereiro de 2023.
A melhoria da infraestrutura viária vai favorecer, sobretudo, o segmento produtor de café, que é a vocação econômica da região, permitindo um acesso mais rápido aos mercados, além de economia em custos logísticos.
Provias
Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.
O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.
Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.
Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.
Fonte: Agência Minas