Operação prende inimigo público número 1 de Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

O primeiro alvo da quarta edição do Procura-se – programa que busca indivíduos foragidos da Justiça em Minas com prática reiterada de crimes graves – foi capturado na tarde da última quarta-feira (16/6), em Sete Lagoas.

A prisão foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Promotoria de Tóxicos de Belo Horizonte, ambos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Diretoria de Inteligência.

Trata-se de Clébio Pereira Rosa, de 42 anos, que possui mandados de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas e é chefe de organização criminosa no Aglomerado da Serra, na capital mineira.

Também conhecido com Clebim ou Bim, o alvo foi preso por volta das 17h, no Centro de Sete Lagoas, quando se preparava para fazer compras com a esposa e um filho, valendo-se de documentos falsos. Segundo informações da Polícia Militar, foram realizadas mais de 60 horas de buscas para sua captura. Ele estava foragido desde outubro de 2018.

O programa

A quarta edição do programa Procura-se, lançada no fim de abril, inclui 21 alvos considerados prioritários para o sistema de Segurança Pública de Minas. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias ao 181 Disque Denúncia.

O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado.

Os procurados desta edição foram escolhidos por todas as instituições considerando a prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no Estado e assaltos armados a bancos – prática denominada “Novo Cangaço”. Além da prisão, a divulgação dos alvos traz o benefício de inibir a circulação desses criminosos.

181 Disque Denúncia

Ao ligar gratuitamente para o 181 Disque Denúncia para dar informações sobre um dos procurados, o cidadão tem seu sigilo e anonimato garantidos. Ele poderá fornecer detalhes sobre onde atuam, veículos que utilizam, quem são seus comparsas, quais são seus horários, onde foram vistos ou qualquer detalhe que possa contribuir com o trabalho das forças de segurança.

Vale ressaltar que em 13 anos de atuação, o Disque Denúncia, com a ajuda da população, já contribuiu com a prisão e a apreensão de mais de 243 mil pessoas, com a apreensão de 47,4 toneladas de drogas e com a retirada de circulação de quase 27 mil armas de fogo.

Divulgação dos alvos

A divulgação dos procurados acontece em todos os 853 municípios do Estado. Cartazes são espalhados com as fotos dos procurados em locais de grande circulação de pessoas ou que foram reconhecidos como estratégicos pelas polícias, além de em ônibus municipais de Belo Horizonte.

Todas as peças possuem QR Code para acesso à lista de todos os procurados e outros detalhamentos por meio de smartphones. O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional também está difundindo as informações dos foragidos para os demais Estados, ampliando a comunicação nacional sobre os alvos prioritários.

O cidadão ainda pode acessar um hotsite disponibilizado para a campanha, por meio do endereço procurase.seguranca.mg.gov.br (sem o www). No endereço eletrônico, encontrará a foto de todos os 21 procurados, com detalhamentos sobre atuação do criminoso, região onde pratica a maioria dos crimes, idade, apelido, mandados de prisão em aberto etc.

Da mesma forma, as redes sociais são amplamente utilizadas. Peças para aplicativos e mídias sociais como WhatsApp e Facebook foram produzidas para ampliar o alcance das divulgações das fotos e informações.

Fonte: Sejusp

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo