TRE-MG abre inscrições para mesário voluntário; saiba as vantagens

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) anunciou a abertura de inscrições para mesários voluntários, convidando a população a participar ativamente do processo democrático brasileiro. Além de contribuir para a realização das eleições, os mesários voluntários desfrutam de uma série de benefícios.

As pessoas que atuam como mesários desempenham um papel fundamental nas seções eleitorais, facilitando o exercício do voto e garantindo a transparência e segurança do processo eleitoral, fortalecendo assim a democracia do país.

Em Minas Gerais, são necessários cerca de 209 mil mesários para garantir o funcionamento adequado das eleições. Se você deseja fazer parte desse time e colaborar com a democracia, esta é a sua chance!

Confira algumas vantagens de ser mesário voluntário:

  • Validação de horas complementares: O serviço como mesário pode ser validado como horas complementares em instituições de ensino superior conveniadas;
  • Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais: Os mesários voluntários têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais;
  • Dias de folga remunerados: A cada dia trabalhado como mesário, o voluntário tem direito a dois dias de folga, sem prejuízo do salário. Além disso, os dias de treinamento também são contabilizados como dias trabalhados;
  • Vantagem em concursos públicos: Em caso de empate em concursos públicos, quando previsto no edital, o mesário voluntário tem preferência.

Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site do TRE: https://www.tre-mg.jus.br/servicos-eleitorais/mesario/inscricao-mesario-voluntario. Também é possível se voluntariar comparecendo ao cartório eleitoral em que estiver inscrito. Podem se inscrever eleitores com mais de 18 anos em situação regular.

No entanto, algumas pessoas não podem se candidatar, como os candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva, autoridades e agentes policiais, funcionários em cargos de confiança do Poder Executivo, e os que pertencem ao quadro de servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

Participe você também desse importante processo democrático e ajude a garantir eleições transparentes e seguras em Minas Gerais!

Fonte: Guia Muriaé