Crise afeta distribuição de remédios na Farmácia Municipal de Muriaé

A Prefeitura de Muriaé informa que está trabalhando para melhorar a aquisição e distribuição dos remédios na Farmácia Municipal. A Administração esclarece que a falta de alguns medicamentos distribuídos na unidade está prejudicada devido à falta de repasses pelo Governo de Minas Gerais.

Pactuado no programa “Farmácia de Todos”, Muriaé tem feito os pagamentos em dia, mas a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) não tem cumprido seu compromisso com os municípios. Em nota, a SES-MG informa que as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado têm prejudicado o processo de pagamento aos fornecedores, os quais não entregam os itens programados até que o pagamento seja regularizado.

Para melhor atender os muriaeenses quanto à distribuição de remédios, a Prefeitura Municipal aderiu à Regionalização da Assistência Farmacêutica e também está participando de vários programas de medicamentos e insumos, como o “Saúde da Mulher”, para a distribuição do contraceptivo Diu de cobre, e do programa de repelentes, para proteção e prevenção ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya) às gestantes em situação de vulnerabilidade social, integrantes do Bolsa Família.

Fonte: PMM