Hospital do Câncer de Muriaé realiza primeira radiocirurgia estereotaxica guiada por imagem pelo SUS

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta terça-feira (23), aconteceu no setor de radioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) a primeira radiocirurgia estereotaxica (SRS) guiada por imagem (IGRT) realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a paciente Cristina Pires foi a primeira pessoa a ser submetida a essa radiocirurgia no HCM pelo SUS.


O procedimento utiliza uma técnica de alta precisão que só foi possível graças à aquisição do novo Acelerador Linear Infinity. Neste equipamento, há direcionamento de diversos feixes de radiação com foco preciso, que podem ser utilizados para tratar tumores no cérebro, pulmões, fígado, coluna e outras partes do corpo.

Essa conquista do Hospital do Câncer de Muriaé foi alcançada por meio de uma emenda parlamentar. De acordo com o Deputado Misael Varella, um dos responsáveis pela emenda, a iniciativa beneficiará muitos pacientes. “É muito gratificante poder ver que os recursos destinados por mim à fundação estejam sendo usados para melhorar a qualidade nos procedimentos, aumentando as chances de cura, dando conforto aos pacientes e esperança no tratamento”, disse Misael Varella.

A técnica permite a utilização, como imobilizador durante a aplicação da Radioterapia, uma máscara termoplástica de alta precisão que, combinado com o sistema de aquisição de imagens tridimensionais, o Cone Beam CT, torna efetivo o tratamento.

Como não há incisão, a radiocirurgia obtém impacto mínimo no tecido saudável próximo à área. Uma conquista que trará possibilidades para milhares de pacientes oncológicos.

Fonte: FCV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo