Concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais irá abrir 3 mil vagas

Guia Muriaé no WhatsApp

O Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, anunciou a autorização do Governo de Minas Gerais para publicação do edital de contratação de 3 mil novos soldados. O edital será lançado em 30 dias.

A expectativa é que os aprovados passem pelo Curso de Formação de Soldados (CFSd), que tem duração de nove meses, ainda este ano e comecem a atuar nas ruas em 2016. Ainda não foi definida a distribuição das vagas para as unidades da PM no estado, mas a expectativa é a maioria seja para a região metropolitana e em Belo Horizonte.

A remuneração básica inicial para o Soldado de 2º Classe é R$ 2.722,37. Para o cargo de Soldado de 1º Classe, a remuneração básica atual é R$ 3.182,00.

Ainda durante o anúncio, o Comandante Geral da PMMG afirmou que outros 6 mil soldados serão contratados até 2017.

Sobre o cargo

É atribuição do soldado promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros). Para tanto, a atuação do soldado compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: realizar policiamento ostensivo fardado; executar atividades operacionais diversas; atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública; redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos; estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública; formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais; conduzir viaturas da PMMG, se habilitado em CNH de qualquer categoria e credenciado.

Entre os requisitos no último concurso (CFSd 2014) constava: ser brasileiro(a); possuir, no mínimo, ensino médio completo (2º grau), ou equivalente; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 30 (trinta) anos de idade, completáveis até a data de início do curso; possuir idoneidade moral; ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros); ter sanidade física e mental; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

A prova objetiva tinha questões de Português, Matmática, Geografia, História, Informática e Direitos Humanos. Além da prova objetiva, os candidatos fizeram uma redação que deveria conter o máximo de 30 (trinta) linhas e o mínimo de 120 (cento e vinte) palavras, observando os critérios de ortografia, morfossintaxe, pontuação.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo