Polícia Federal apreende mais de 20 kg de cocaína e prende 6 pessoas

Guia Muriaé no WhatsApp

A Polícia Federal apreendeu neste fim de semana aproximadamente 21 Kg de cocaína com passageiros de voo internacional no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Foram presos 6 homens, 4 nigerianos, um natural da Letônia e outro de Guiné Bissau. Dos cerca de 21 Kg apreendidos, mais de 18 Kg foram localizados com a utilização de cães farejadores.

Na sexta-feira (20), em voo com destino a cidade de Lagos/Nigéria e escala em Joanesburgo/África do Sul, os policiais que atuam com cães farejadores perceberam o interesse do animal por um passageiro que se encontrava na fila do check-in. O homem, natural da Nigéria, foi conduzido ao aparelho de raio-x para que, através das imagens, o conteúdo de sua bagagem pudesse ser analisado. Os policiais notaram indícios de substância orgânica no interior de uma das malas e conduziram o passageiro, juntamente com testemunhas, para a delegacia. Após os exames periciais nas bagagens, foram encontrados, dentro de embalagens de toalhas infantis e kits para berço, 10 volumes envoltos em fita adesiva contendo aproximadamente 8 Kg de cocaína.

No sábado (21), ocorreram mais duas prisões. A primeira foi de um cidadão natural de Guiné Bissau, ele iria embarcar em voo com destino a cidade do Cairo/Egito. O passageiro já havia efetuado o check-in e estava passando seus pertences de mão pelo raio-x quando o funcionário que opera o equipamento notou algo diferente no interior de uma maleta. Os policiais foram acionados e após analisar as imagens efetuaram, na presença de testemunhas, abertura da maleta. Após esvaziá-la seu peso ainda estava excessivo e ao se efetuar um pequeno corte na lateral da maleta foi encontrado o material suspeito. Na delegacia, após os exames periciais, foram localizados dois volumes contendo mais de 2 Kg de cocaína.

Momentos após esta prisão, os policiais que operam com os cães farejadores se aproximaram da fila de passageiros que aguardavam para passar seus pertences de mão pelo raio-x. Os policiais perceberam que um dos animais ficou em alerta ao se aproximar de um passageiro. O homem foi entrevistado. Ele embarcaria em voo com destino a Lagos/Nigéria e escala em Joanesburgo/África do Sul. O passageiro natural da Nigéria, havia ingressado no Brasil com pedido de refúgio. Ele foi retirado da fila e seus pertences analisados através do raio-x, revelando a existência de substância orgânica no interior de uma pasta de couro. A pasta foi aberta na presença de testemunhas e, ao ser perfurada, foi encontrado um pó branco com odor característico de cocaína. Após os exames periciais foram encontrados 2 volumes contendo mais de 1 Kg de cocaína.

No domingo (22) em voo com destino a Roma/Itália, os policiais faziam vistoria de rotina no saguão do aeroporto com os cães farejadores e ao passarem por um casal perceberam que um dos animais ficou muito agitado e interessado pelo homem. O casal foi abordado entrevistado e conduzido para uma sala reservada para que, na presença de testemunhas, fosse efetuada busca pessoal e vistoria das malas. Com a mulher nada foi encontrado sendo então liberada. Com o homem, natural da Letônia, foram encontrados dois volumes atados em suas pernas que, ao serem perfurados, revelaram conter substância semelhante à cocaína. O homem foi conduzido à delegacia e, após realizada a perícia, foi constatada a existência de mais de 3 Kg de cocaína distribuída em 4 pacotes.

Minutos após esta prisão, os policiais que operavam os cães farejadores na fila do check-in de voo com destino a Accra/Gana e escala em Joanesburgo/África do Sul, observaram que os animais se interessaram por um homem. Ele foi retirado da fila e suas bagagens passadas pelo raio-x. Como nada de suspeito havia nas bagagens, o homem foi conduzido para uma busca pessoal. Sob suas vestes foi encontrado um short formado por invólucros envoltos em fita adesiva contendo pó branco, com odor característico de cocaína. O passageiro, natural da Nigéria, disse ter entrado no Brasil com pedido de refúgio. Na delegacia o short foi periciado totalizando cerca de 4 Kg de cocaína distribuída em 2 volumes.

Ainda no domingo os cães farejadores, operados pelos policiais federais, indicaram algo suspeito com um passageiro que se encontrava na fila do check-in de voo com destino a Lagos/Nigéria. Os policiais conduziram o homem e suas bagagens para que fosse efetuada busca pessoal e revista das bagagens na presença de testemunhas. Dentro de uma pasta foram encontrados, em fundos falsos, 5 pacotes com substância orgânica em seu interior. O laudo pericial indicou a existência de cerca de 3 Kg de cocaína. O homem declarou que havia ingressado no Brasil em 2007 através da anistia, que é músico mas se mantinha através de “bicos”. Ele é natural da Nigéria.

Os presos foram conduzidos ao presídio estadual onde permanecerão à disposição da Justiça respondendo, na medida de suas participações, pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Fonte: PF

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo