Procon-MG promove curso de capacitação para agentes fiscais em Juiz de Fora
Agentes da Divisão de Fiscalização das Relações de Consumo do Procon-MG estiveram em Juiz de Fora nos dias 19 e 20 de agosto para ministrar o curso “Qualidade e segurança de produtos e serviços”. Aproximadamente 80 profissionais participaram do treinamento, dividido em duas turmas.
A capacitação abordou temas como a proteção à vida, saúde e segurança do consumidor, além de exemplos práticos e relatos de situações que devem ser observadas nas fiscalizações realizadas pelo Procon. Os agentes fiscais Ana Lúcia Lopes dos Santos e Henrique Amorim Vaz trataram de questões relacionadas a alimentos, combustíveis, transporte rodoviário, agências bancárias, SACs, bares e restaurantes.
Este foi o segundo treinamento realizado em Juiz de Fora neste ano. A iniciativa atende a um pedido do Procon, que destacou a importância da qualificação contínua dos fiscais para garantir a eficácia da fiscalização, assegurar a correta aplicação das normas de proteção ao consumidor e promover um ambiente de consumo mais justo e seguro.
No mês de julho, o coordenador da Divisão de Fiscalização, Luiz Otávio Teixeira, e o agente fiscal Ronaldo de Moraes Junior ministraram palestras no auditório do Procon Municipal, com foco na atuação em estabelecimentos comerciais, postura do agente fiscal, planejamento de ações e precificação. Na ocasião, cerca de 50 fiscais participaram da atividade.
De acordo com a prefeitura de Juiz de Fora, “a capacitação dos fiscais de consumo fortalece a credibilidade das ações fiscalizatórias e demonstra o compromisso do poder público com a defesa dos direitos do consumidor, beneficiando diretamente toda a sociedade”.
Já estão previstos novos treinamentos para os meses de outubro e dezembro, que abordarão os temas “Ambiente de consumo seguro e acessível” e “Autuação e documentos fiscais”.
Fonte: MPMG











