História

Nesta seção você poderá conferir toda a história do município de Muriaé, fotos antigas e biografias de pessoas que marcaram seu nome na história da cidade.




  • História – Acervo sobre a história da cidade de Muriaé e documentos antigos
  • Fotos antigas de Muriaé – Confira fotos antigas de Muriaé que fazem parte do acervo da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (FUNDARTE)
  • Personalidades – Conheça a história das personalidades que fizeram história na cidade de Muriaé

Um comentário

  1. Ricardo Alves Ferreira

    Tenho feito uma pesquisa sobre a região e busquei o significado da palavra Muriaé:
    Vejo que paira uma contoversia sobre o farto e encontrei os seguintes dados :
    1- (No Guia Muriaé)
    O nome Muriaé vem da região, hoje município de Minas Gerais, onde nasce o rio, sendo o termo, provavelmente, de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o seu significado, a maioria das hipóteses aponta para a relação com a existência de mosquitos. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos).
    2- ( No Livro do Major Porphirio Henriques);
    O significado do termo adveio de uma combinação fonética da língua indígena com o português dando origem ao topônimo “Muriaé”. Contam que quando um índio, atacado pela malária ( Doença epidêmica naqueles primórdios) , estava muito doente e desesperado devido a calores corpóreos provocado pela febre palustre, atiravam-se nas águas do rio com intuito de refrescar-se. Dado a saúde fragilizada pela doença ou o choque ou as corredeiras ou mesmo a combinações desses fatores levavam ao falecimento do índio que desaparecia nas águas. Outros índios, presenciando a tragédia, apontavam com os dedos para o local onde o doente desaparecera exclamando: “ Morri-aí” ( Morreu aí ).

    A secretaria de Cultura poderia esclarecer qual seria a informação correta
    Obrigado
    Ricardo Alves Ferreira
    [email protected]
    021 3215 6204 9 9494 8417

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *