História



Nesta seção você poderá conferir toda a história do município de Muriaé, fotos antigas e biografias de pessoas que marcaram seu nome na história da cidade.

  • História – Acervo sobre a história da cidade de Muriaé e documentos antigos
  • Fotos antigas de Muriaé – Confira fotos antigas de Muriaé que fazem parte do acervo da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (FUNDARTE)
  • Personalidades – Conheça a história das personalidades que fizeram história na cidade de Muriaé




Últimas notícias em vídeo



Um comentário para “História”

  1. Ricardo Alves Ferreira says:

    Tenho feito uma pesquisa sobre a região e busquei o significado da palavra Muriaé:
    Vejo que paira uma contoversia sobre o farto e encontrei os seguintes dados :
    1- (No Guia Muriaé)
    O nome Muriaé vem da região, hoje município de Minas Gerais, onde nasce o rio, sendo o termo, provavelmente, de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o seu significado, a maioria das hipóteses aponta para a relação com a existência de mosquitos. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos).
    2- ( No Livro do Major Porphirio Henriques);
    O significado do termo adveio de uma combinação fonética da língua indígena com o português dando origem ao topônimo “Muriaé”. Contam que quando um índio, atacado pela malária ( Doença epidêmica naqueles primórdios) , estava muito doente e desesperado devido a calores corpóreos provocado pela febre palustre, atiravam-se nas águas do rio com intuito de refrescar-se. Dado a saúde fragilizada pela doença ou o choque ou as corredeiras ou mesmo a combinações desses fatores levavam ao falecimento do índio que desaparecia nas águas. Outros índios, presenciando a tragédia, apontavam com os dedos para o local onde o doente desaparecera exclamando: “ Morri-aí” ( Morreu aí ).

    A secretaria de Cultura poderia esclarecer qual seria a informação correta
    Obrigado
    Ricardo Alves Ferreira
    [email protected]
    021 3215 6204 9 9494 8417

Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.