Consignado CLT agora permite trocar empréstimo para outro banco
Trabalhadores com contratos de crédito consignado já podem realizar a portabilidade e o refinanciamento de seus empréstimos, com o objetivo de reduzir taxas de juros. A medida passou a valer nesta segunda-feira (25) para a modalidade “Crédito ao Trabalhador”, também conhecida como “Consignado CLT”.
Neste primeiro momento, a portabilidade deve ser solicitada diretamente às instituições financeiras. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o serviço será integrado à plataforma da Carteira de Trabalho Digital a partir de outubro.
O processo de migração de contratos antigos para o novo sistema teve início em 21 de agosto e envolve mais de 4 milhões de contratos, que somam R$ 40 bilhões. A expectativa é que a atualização seja concluída até outubro.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a unificação das informações evitará que trabalhadores contratem novos empréstimos sem considerar dívidas anteriores, o que poderia comprometer além do limite legal da renda. “É fundamental que todos os contratos estejam na mesma base para garantir segurança e permitir que o cliente escolha a instituição com melhores condições”, afirmou Rafael Baldi, diretor da entidade.
Especialistas apontam que a medida deve estimular a concorrência entre bancos e reduzir custos para o trabalhador. “A possibilidade de migrar dívidas tende a promover taxas mais competitivas e maior transparência”, destacou o economista Marcos Lisboa.
Lançado há cinco meses, o Crédito ao Trabalhador já movimentou R$ 30,3 bilhões em mais de 4,2 milhões de operações, com taxa média de juros de 3,59% ao mês. O programa conta com 122 instituições habilitadas, sendo 62 em operação.
Para solicitar a portabilidade, o trabalhador deve verificar se o banco de destino oferece a modalidade e formalizar o pedido pelos canais digitais da instituição. A nova instituição financeira será responsável por quitar a dívida anterior e assumir o contrato com as condições renegociadas.
Fonte: Guia Muriaé











