Como será a plataforma 150x maior que o PIX que a Receita Federal prepara

Sistema vai recolher tributos do futuro IVA, reduzir sonegação e permitir cashback para população de baixa renda

Guia Muriaé no WhatsApp

A Receita Federal anunciou nesta semana que está desenvolvendo uma plataforma tecnológica inédita para operacionalizar os futuros impostos sobre valor agregado (IVA), previstos na reforma tributária sobre o consumo aprovada em 2024 e sancionada no início deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o órgão, o sistema será 150 vezes maior que o PIX, ferramenta de transferências instantâneas do Banco Central, e deverá processar cerca de 70 bilhões de documentos por ano. A plataforma reunirá informações detalhadas de cada nota fiscal, incluindo dados do emissor, do produto e dos créditos tributários.

PUBLICIDADE

O novo mecanismo permitirá recolher automaticamente os tributos sobre o consumo, calcular abatimentos de impostos pagos em etapas anteriores da produção e viabilizar a devolução de parte dos tributos para a população de baixa renda — o chamado “cashback”. Segundo o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a ferramenta também reduzirá erros de cálculo pelas empresas, oferecendo calculadora oficial e alertas antes de autuações.

Uma das principais inovações será o “split payment” — sistema que direcionará, em tempo real, o valor dos tributos para União, estados e municípios. A expectativa do governo é que o mecanismo feche brechas para sonegação e elimine empresas de fachada que emitem notas fiscais falsas. Especialistas estimam que, apenas com essa funcionalidade, a arrecadação federal poderá crescer de R$ 400 bilhões a R$ 500 bilhões ao ano.

PUBLICIDADE

A Receita Federal esclareceu que a plataforma não representará aumento de carga tributária, mas melhoria na qualidade da fiscalização. A ferramenta já está em fase de testes com quase 500 empresas e deve entrar em operação em 2026, com cobrança simbólica de 1%. A partir de 2027, o “split payment” será adotado integralmente para a CBS, e entre 2029 e 2032 ocorrerá a transição do ICMS e ISS para o IBS.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo