Bancos fazem mutirão para renegociar dívidas
Segundo a Febraban. mais de 160 instituições vão participar da ação. Será possível renegociar cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades
A partir de 1º de novembro, instituições financeiras vinculadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) promovem um mutirão nacional de negociação de dívidas bancárias, com condições especiais de parcelamento, descontos e juros reduzidos conforme a política de cada banco participante.
A ação — chamada Mutirão de Negociação e Orientação Financeira — permitirá a renegociação de dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outros créditos em atraso, desde que não tenham bens em garantia e não estejam prescritos.
Mais de 160 instituições financeiras participarão da iniciativa, que conta com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons. As negociações poderão ser realizadas diretamente com os bancos ou pelo portal Consumidor.gov.br, mediante login Gov.br nível prata ou ouro.
Segundo a Febraban, pessoas superendividadas terão atendimento diferenciado, com apoio do Procon para elaborar um plano de pagamento personalizado.
Na edição anterior, em março deste ano, 1,4 milhão de contratos foram renegociados. “Além de trazer alívio financeiro imediato, o mutirão contribui para a prevenção do superendividamento e estimula a educação financeira”, destacou Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban.
Período de negociação: a partir de 1º de novembro
Canais: bancos participantes ou Consumidor.gov.br
Fonte: Guia Muriaé











