Procon-MPMG se reúne com autoridades da Zona da Mata para ampliar o atendimento ao consumidor
Encontro discutirá a adesão do município ao projeto Procon Minas Integrado e marca o lançamento de nova ferramenta de inteligência de dados
O Procon do Ministério Público de Minas Gerais (Procon-MPMG) realizará, no dia 14 de novembro, uma reunião com representantes de mais de 40 prefeituras e câmaras municipais de cidades da Zona da Mata para tratar da adesão dos municípios ao projeto Procon Minas Integrado. O encontro acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Rio Pomba, a partir das 9h.
A iniciativa tem a meta de criar postos de atendimento ao consumidor, por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Vale do Paraibuna (Cimpar), garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento ao cidadão. O projeto prevê a padronização de procedimentos, capacitação técnica de servidores e suporte institucional aos municípios participantes.
Durante a reunião, serão apresentadas as etapas de implementação do Procon Minas Integrado, que incluem o diagnóstico da estrutura existente, fomento à criação de Procons, capacitação de equipes, alinhamento às diretrizes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e a proposição de ações conjuntas com o MPMG.
O encontro em Rio Pomba também abordará a possibilidade de realizar ações educativas, fiscalizações conjuntas e a estruturação do atendimento presencial nos municípios.
A equipe do Procon-MPMG reforça que a adesão dos municípios à política pública de defesa do consumidor contribui para o fortalecimento da rede estadual de proteção e para a melhoria dos serviços locais.
O Procon Minas Integrado vem se consolidando como um modelo de cooperação entre o MPMG e os municípios mineiros, promovendo uma atuação mais técnica, articulada e próxima das realidades regionais.
Fonte: MPMG











