Arteris vence leilão e mantém concessão da BR-101 até 2047 e contrato prevê que pedágio suba em seis meses
A Arteris venceu o leilão de concessão da Autopista Fluminense (BR-101), rodovia que liga Niterói (RJ) à divisa com o Espírito Santo, realizado nesta terça-feira (11) na B3, em São Paulo. Única participante do certame, a empresa — que já administra o trecho — manteve a tarifa básica de pedágio sem oferecer desconto.
O processo integrou o modelo de leilões simplificados adotado pelo governo federal, em que o contrato de concessão é previamente ajustado com a operadora atual, mas pode ser transferido caso outra companhia apresente proposta mais vantajosa. Neste caso, não houve concorrência.
A concessão da BR-101 faz parte de um grupo de contratos reequilibrados, considerados “estressados” devido a falhas em concessões anteriores. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a repactuação em julho deste ano, permitindo a continuidade do serviço sob novas condições.
Com 322 quilômetros de extensão, o contrato prevê investimentos de R$ 6 bilhões em obras e R$ 4,12 bilhões em custos operacionais. O prazo original, firmado em 2008 por 25 anos, foi estendido até 2047.
A rodovia é uma das mais importantes do estado do Rio de Janeiro, ligando 13 municípios e servindo como principal acesso à Região dos Lagos, que inclui Búzios e Cabo Frio, além de conectar os portos do Açu e de Macaé, fundamentais para a logística e o turismo fluminense.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da A Gazeta











