Prazo para se habilitar para votar em trânsito termina no dia 21

Guia Muriaé no WhatsApp

Termina no dia 21 de agosto o prazo para se cadastrar para votar em trânsito para presidente nas Eleições 2014. O eleitor que já sabe que não estará em seu domicílio eleitoral no dia do primeiro e/ou do segundo turno (5 e 26 de outubro, respectivamente) e estará em uma capital ou município com mais de 200 mil eleitores pode se cadastrar até o dia 21 de agosto em qualquer cartório eleitoral. Em Minas, haverá voto em trânsito em Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares.

PUBLICIDADE

Até o início desta semana, 1.522 eleitores foram cadastrados para votar em trânsito, no primeiro turno, nas cidades mineiras que oferecerão a oportunidade. Para o segundo turno, já foram habilitados 1.411 eleitores.

Confira quantos eleitores já estão cadastrados até agora nas seções que receberão voto em trânsito em Minas Gerais:

PUBLICIDADE

Belo Horizonte (33ª Zona Eleitoral – 8 seções): 798 eleitores

Betim (40ª Zona Eleitoral – 1 seção): 47 eleitores

PUBLICIDADE

Contagem (90ª Zona Eleitoral – 1 seção): 62 eleitores

Governador Valadares (118ª Zona Eleitoral – 1 seção): 77 eleitores

PUBLICIDADE

Juiz de Fora (152ª Zona Eleitoral – 1 seção): 175 eleitores

Montes Claros (184ª Zona Eleitoral – 1 seção): 114 eleitores

PUBLICIDADE

Uberaba (277ª Zona Eleitoral – 1 seção): 139 eleitores

Uberlândia (314ª Zona Eleitoral – 1 seção): 158 eleitores

Como se habilitar

Para se habilitar para votar em trânsito, o eleitor que estiver em situação regular no cadastro deve se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo portando um documento oficial com foto. No período para cadastramento – até 21 de agosto –, o eleitor que se cadastrou e que, por ventura, não for mais precisar votar em trânsito, pode cancelar a sua habilitação. É importante que o eleitor fique atento a isso, já que, ao se habilitar para votar em trânsito, o seu nome é excluído de sua zona de origem para aquele turno e ele só poderá votar no local que escolheu quando foi fazer o cadastramento. Se ele não comparecer no local escolhido, é necessário justificar ou pagar a multa, para não ficar com a situação irregular perante a Justiça Eleitoral. Mas atenção: a justificativa pode ser feita em qualquer seção eleitoral fora do município em que o eleitor se habilitou para votar em trânsito.

O eleitor pode fazer o cadastro para votar fora do seu domicílio eleitoral em apenas um turno ou nos dois. É importante lembrar que o eleitor habilitado para votar em trânsito fica desobrigado de votar para os demais cargos – governador, deputado federal, deputado estadual e senador -, já que o voto em trânsito é possível apenas para presidente e vice.

O eleitor que tiver dúvidas sobre o assunto pode consultar o tira-dúvidas ou entrar em contato com o Disque-Eleitor: 148 ou (31) 3291-0004.

Fonte: TRE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo