Inmet emite alerta de tempestade para a Zona da Mata nesta terça-feira (20/01)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para todas as 143 cidades da Zona da Mata mineira, válido até domingo (25). A região pode registrar chuvas intensas, acumulando até 100 milímetros, ventos que podem chegar a 100 km/h e risco de alagamentos e descargas elétricas.
Durante a semana, o tempo deve continuar instável, com pancadas de chuva comuns nesta época do ano. O volume acumulado pode aumentar o risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, principalmente em cidades onde há moradores próximos a rios e em áreas próximas a barrancos.
Com a previsão de mais chuva, a Energisa Minas Rio mantém seu plano de ação para o período chuvoso ativado. A empresa monitora as condições climáticas em tempo real pela plataforma NetClima, com apoio de uma meteorologista especializada, e coloca equipes extras em campo. Drones também são utilizados para vistoriar áreas de risco. Todo o sistema elétrico é acompanhado 24 horas por dia pelo Centro de Operação Integrado, garantindo respostas rápidas e coordenadas.
“Nosso compromisso é, acima de tudo, com a segurança e o bem-estar de toda a população. Trabalhamos de forma contínua para reduzir impactos, especialmente em períodos de chuva intensa. Ter um plano de ação bem estruturado e atualizado nos permite responder com rapidez às situações de emergência que surgem durante as tempestades e, também, atuar com eficiência na recuperação do sistema após os eventos climáticos. Isso garante mais segurança, organização e tranquilidade para todos”, destaca o gerente de Operação da Energisa Minas Rio, Filipe Dini.
A Energisa reforça ainda cuidados importantes que ajudam a proteger a população durante o período de tempestades:
Não atravesse áreas alagadas
A água pode esconder buracos, fios partidos ou corrente elétrica, oferecendo risco grave.
Evite tocar em eletrodomésticos ligados à rede elétrica
Fogões, geladeiras e outros itens metálicos podem conduzir eletricidade durante tempestades.
Não tente remover galhos ou objetos caídos sobre fios
Mesmo um cabo aparentemente “desligado” pode estar energizado e causar choques fatais.
Mantenha distância de cabos partidos
Ao encontrar fios caídos na rua, afaste-se imediatamente e comunique a Energisa.
Procure abrigo seguro se estiver na rua.
Evite ficar perto de postes, árvores, muros danificados ou locais com acúmulo de água.
Evite áreas de encosta durante e após a chuva
Encostas podem ficar instáveis com o solo encharcado, aumentando o risco de deslizamentos. Se perceber rachaduras no terreno, queda de pedras ou barulho de terra cedendo, saia do local imediatamente e acione a Defesa Civil.
Em caso de emergência ou necessidade de atendimento, a Energisa está disponível 24h por dia
Fonte: Energisa











