PM apreende 17 aves silvestres mantidas irregularmente em Fervedouro
Idoso foi autuado após denúncia; animais estavam sem autorização ambiental e em condições ilegais de cativeiro
A Polícia Militar de Minas Gerais realizou, na tarde de segunda-feira (30), a apreensão de 17 pássaros silvestres mantidos de forma irregular no município de Fervedouro. A ação foi conduzida por equipes do 2º Pelotão da 75ª Companhia, após denúncia sobre criação ilegal de aves.
Durante a fiscalização no endereço indicado, os militares encontraram um homem, de 67 anos, responsável pelos animais. As aves estavam acondicionadas em gaiolas, sem anilhas de identificação e sem a devida autorização dos órgãos ambientais, configurando infração à legislação vigente.
Ao todo, foram apreendidos 16 pássaros da espécie conhecida como papa-capim e um trinca-ferro, além de oito gaiolas e sete armadilhas utilizadas para captura. Diante da irregularidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o autor assumiu o compromisso de comparecimento à Justiça, sendo liberado após os procedimentos legais.
Os animais e materiais recolhidos foram encaminhados, e as demais providências ficaram sob responsabilidade da Polícia Ambiental sediada em Carangola.
A Polícia Militar destaca que denúncias anônimas são fundamentais para o combate aos crimes ambientais e reforça a necessidade de preservação da fauna silvestre, cuja proteção é responsabilidade coletiva.
Fonte: Guia Muriaé










