INMET emite alerta de tempestade para a Zona da Mata e o Noroeste Fluminense
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta segunda-feira (31), um alerta de tempestade com grau de severidade de Perigo Potencial para áreas da Zona da Mata e do Noroeste Fluminense.
O aviso teve início às 8h53 desta segunda e permanece válido até as 23h59. Segundo o INMET, são esperadas chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
Entre os riscos potenciais estão interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, queda de galhos de árvores e ocorrência de alagamentos, embora o risco seja considerado baixo.
Diante da previsão de ventos fortes, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O INMET também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O órgão também orienta os moradores a acompanhar as atualizações dos canais oficiais de meteorologia e defesa civil.
Fonte: Guia Muriaé











