Copasa intensifica ações de combate a perdas de água no sistema de abastecimento de Ubá
Trabalho utiliza tecnologia de escuta mecânica para identificar vazamentos não visíveis e tornar a distribuição de água mais eficiente; mais de 100 ocorrências já foram localizadas e corrigidas
Focada em tornar cada vez mais eficiente a prestação dos serviços de abastecimento, a Copasa vem intensificando as ações de combate às perdas de água em Ubá, na região da Zona da Mata, vinculada à Superintendência de Operações Sul da companhia. Desde julho, equipes técnicas realizam uma varredura em áreas previamente definidas para identificar vazamentos de pequeno e médio porte que não são visíveis na superfície. Até o mês de setembro, mais de 100 ocorrências foram localizadas e corrigidas. Também foram instalados quatro registros de manobra, que vão contribuir para melhorar a setorização da rede.
Esse trabalho tem como objetivo reduzir o volume de água tratada perdido entre a produção e a chegada aos imóveis dos clientes. Para isso, a equipe utiliza uma haste de escuta, que permite identificar sinais característicos de vazamentos nos padrões de ligação de água.
O encarregado geral de Manutenção de Água e Esgoto, da Gerência Regional Ubá, Ivan Oliveira da Silva, explicou que a técnica é especialmente importante porque nem todo vazamento provoca o surgimento de água na rua ou em outro ponto visível. Pequenas perdas podem ocorrer abaixo do solo e permanecer sem identificação até que provoquem algum problema.
“A escuta mecânica permite localizar vazamentos que não seriam percebidos visualmente. Com a identificação dessas ocorrências, conseguimos direcionar as equipes para fazer os reparos e, ao mesmo tempo, conhecer melhor as condições da rede”, destacou Ivan.
Além de contribuir para o aproveitamento mais eficiente da água tratada, a identificação antecipada dos vazamentos ajuda a prevenir danos aos imóveis. Parte das ocorrências encontradas estava próxima aos padrões de água e poderia provocar transtornos aos clientes caso não fosse corrigida.
Informações orientam melhorias na rede
O trabalho também gera informações importantes que ajudam a Copasa a planejar intervenções no sistema. A partir dos dados coletados em campo, é possível identificar locais que podem demandar a instalação de registros de manobra, válvulas redutoras de pressão ou até a substituição de trechos de redes em condições deficientes.
Os quatro registros instalados durante a ação vão contribuir para uma melhor divisão da rede em setores, facilitando a operação e o acompanhamento do sistema.
“Combater perdas é também melhorar a eficiência do sistema. Em Ubá, o trabalho permite corrigir ocorrências e, ao mesmo tempo, reunir informações para orientar novas intervenções na rede, com reflexos positivos para a população”, reforçou o gerente regional da Copasa, Publio Reis Pereira.
O gerente destacou ainda que a ação terá continuidade de forma permanente e rotineira, avançando gradativamente por todos os setores da malha de redes do Sistema de Abastecimento de Água de Ubá. “A partir desse trabalho vamos manter o monitoramento e utilizar os dados obtidos em campo para orientar as melhorias necessárias ao sistema, garantindo um abastecimento com ainda mais qualidade e regularidade para os ubaenses”, finalizou.
Fonte: Copasa











