Secretaria de Saúde intensifica programa antitabagismo em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Programa antitabagismo em Muriaé

Em comemoração ao Dia Mundial Contra o Tabagismo, que é celebrado no dia 31 de maio, a Secretaria de Saúde de Muriaé realizou na terça-feira, dia 27, entre seus funcionários e a população muriaeense, um encontro para divulgar e acolher novos membros ao Programa de Controle do Tabagismo.

O Programa que tem como objetivo estimular o cidadão a parar de fumar através de acompanhamento psicológico, reuniões de grupo e medicamentos, apresentou aos participantes os malefícios do cigarro, através de uma palestra do enfermeiro Isonel Gerônimo. “Inicialmente o uso do cigarro é prazeroso, mas a longo prazo as consequências são graves”, diz. “O usuário tem falta de ar e muitas vezes parece que está sendo sufocado por um travesseiro”, exemplifica apontando apenas um dos problemas, que também envolve alteração do batimento cardíaco, aumento da pressão arterial, dificuldades circulatórias, aumento do risco de câncer, efisema pulmonar e tosse, além de dependência física e psicológica.

Para a Coordenadora do Programa no município, Karina Queiroz Magalhões esta é uma grande oportunidade dos dependentes que querem parar de fumar, tomar a iniciativa. Assim como fez a Auxiliar de enfermagem Suely Aparecida Pereira Dala Paula. Ela que fumou durante 35 anos, parou há três, graças ao apoio do programa. “Até meu convívio familiar melhorou”, relata. “Antes minha família não aceitava o vício, até que decidi participar das reuniões do programa e iniciar o tratamento. Hoje me sinto uma nova pessoa e mais realizada”.

Com os resultados positivos e sem os 20 cigarros diários Suely convidou a prima Maria Helena Oliveira a participar do programa. “O apoio do programa foi fundamental para eu parar de fumar”, conta a costureira que fumou durante 20 anos. “Eu sempre tive vontade de parar, mas precisava de um auxílio, que veio através das reuniões, consultas e do remédio. Sozinha eu não conseguiria”.

Fonte: Secretaria de Saúde de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo