Começam as atividades de atendimento do Centro Viva Vida e Hiperdia de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Centro Viva Vida começa a funcionar em Muriaé

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou na manhã desta sexta-feira, (05/07), a cerimônia de inauguração das atividades do Centr o Integrado Viva Vida e Hiperdia, reunindo autoridades municipais, estaduais e membros da área de saúde da cidade e região.

De acordo com o prefeito Aloysio Aquino o local oferecerá importantes serviços para o desenvolvimento do sistema de saúde do município. “É uma grande conquista para os muriaeenses. O Centro Viva Vida vai atender gestantes e recém-nascidos, visando reduzir a mortalidade materna e infantil, além de oferecer diversos tratamentos para a família”, afirma. “Além disso, pacientes com alguma complicação de difícil controle também poderão ser atendidos na ala do Hiperdia”, completa. No entanto, para agendar uma consulta ou tratamento na instituição é preciso passar antes por um atendimento médico em uma das Unidades Básicas de Saúde de Muriaé, de onde serão encaminhados.

Para secretária de saúde adjunta Grasielle Esposito, com o inicio das atividades Muriaé e região terão um atendimento integrado à saúde, com acompanhamento de várias especialidades. “O paciente sairá daqui com assistência plena e voltará para a unidade de saúde de seu bairro com um serviço referenciado, permitindo que seu médico dê continuidade ao tratamento”, disse. “Me sinto honrada em fazer parte desse projeto que vai beneficiar várias famílias”.

A previsão é de atender um público de aproximadamente 250 mil pessoas, com pacientes de 10 municípios da microrregião, como: Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Miraí, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras. “Os pacientes encaminhados pelas equipes atuantes nos postos de saúde de todos os municípios de nossa microrregião terão acesso a um atendimento multiespecializado”, destaca Grasielle. Consultas nas áreas de pediatria, ginecologia, urologia, mastologia e exames como mamografia, ultrassonografia e cardiotocografia – tudo através de uma equipe profissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Atendimentos

Dentro do programa Viva Vida, o atendimento será destinado a mulheres que apresentem quadros de patologia uterina, tenham sido vítimas de violências sexual, sejam portadoras de doenças sexualmente transmissíveis ou que necessitem realizar exames específicos. Crianças em situação de risco – prematuras, com dificuldade respiratória, alterações no teste do pezinho ou apresentando penumonias frequentes, asma, diarreia e desnutrição – também terão tratamento específico.

Já o programa Hiperdia terá como foco principal o atendimento a pacientes hipertensos portadores de risco cardiovascular de grau alto ou superior e a pessoas diabéticas que sejam insulino-dependentes. De acordo com dados da Rede de Hipertensos e Diabéticos de Minas Gerais, um universo de quase 6 mil pessoas deverá recorrer ao Hiperdia de Muriaé para obter tratamento adequado para as doenças.

Fonte: Secretaria de Saúde de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo