UPA de Muriaé passa por avaliação do Ministério da Saúde

Guia Muriaé no WhatsApp

UPA de Muriaé

Com o propósito de agilizar a liberação dos atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Muriaé, o município recebeu nesta quinta-feira, 08/08, representantes do Ministério da Saúde para avaliação da estrutura do prédio, localizada no bairro da Barra.

Acompanhados pelo prefeito Aloysio Aquino, o vice João Ciribelli, o secretário de saúde, Dr. Roberto Monteiro de Castro, a secretária adjunta de saúde Grasielle Esposito e a secretária de obras Miriam Fachini, os técnicos avaliaram e analisaram a estrutura do prédio, que recebeu parecer favorável dos profissionais para operação em nível 3. “Em um primeiro momento a parte física está de acordo com as normas e exigências do Ministério da Saúde”, disse Chistian Prata Lima, Analista e Técnico do Ministério da Saúde. Será preciso apenas de alguns ajustes como a colocação de corrimãos, acessibilidade, protetores de ralos, entre outros itens.

De acordo com o prefeito de Muriaé, a visita se fez necessária para a transformação de porte da UPA, que inicialmente foi construída para atender uma demanda de nível 2, capaz de atender até 300 pacientes por dia, tendo a disposição quatro médicos de plantão e 11 leitos. Com a mudança de nível, a atual administração quer atingir uma abrangência de até 300 mil pessoas em toda região, ampliando a capacidade de acolhimento para 450 atendimentos diários, um mínimo de seis médicos plantonistas e 15 leitos. “Neste momento estamos verificando a viabilidade de conseguir maiores recursos entre governo federal e estadual para possibilitar o atendimento de um maior número de pessoas, não só de nosso município, mas também da região”, disse Aloysio.

Positiva em relação a mudança de porte, Grasielle Esposito, secretária adjunta de saúde, disse que a previsão para o início dos atendimentos são para os primeiros meses de 2014. “Estamos esperançosos para que o início das atividades seja o mais breve possível”, disse. “Após alguns entraves burocráticos e técnicos começamos uma nova fase para buscar recursos de custeio, para a abertura e manutenção do funcionamento da UPA, como aquisição de equipamentos, contratação e capacitação de profissionais”.

Atendimentos

Com o início dos trabalhos a partir do início de 2014, a UPA de Muriaé realizará atendimento 24 horas, sendo capaz de resolver grande parte das urgências e emergências da cidade e região, com atendimentos de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. “Isso contribui para diminuir as filas no pronto-socorro do Hospital São Paulo”, destaca o secretário de saúde, Dr. Roberto Monteiro de Castro.

O espaço ainda oferecerá em uma estrutura simplificada exames de raio-X, eletrocardiografia, ortopedia, laboratório de exames e leitos de observação, em que 97% dos casos são solucionados na própria unidade. “O paciente que chega a UPA recebe atendimento dos médicos que estão de plantão, eles controlam o problema e detalham o diagnóstico”, explica o secretário. “Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo