Detentos estudam e viram artesãos dentro de penitenciária de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Doze detentos da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, concluirão o curso de artesanato em fibras de bananeira nesta sexta-feira (30.08). O objetivo das aulas é capacitar o preso, dando a ele uma opção de trabalho para quando terminar de cumprir a pena. Bolsas, chinelos, porta-joias e jogos americanos para mesa são alguns dos materiais produzidos.


O curso é oferecido por meio de uma parceria da penitenciária com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com uma carga de 40 horas, as aulas foram iniciadas na segunda-feira (26.08). Segundo o diretor geral da unidade prisional, Francisco Alves, a formação profissional é uma ferramenta indispensável no processo de ressocialização. “É por meio da capacitação dos detentos que podemos ter a certeza de estar cumprindo com o dever de reinserir novos homens e novas mulheres na sociedade”, ressalta.

Cláudio Varol de Almeida é um dos detentos que participa da capacitação. Para ele, essa está sendo uma excelente oportunidade: “Quando sair da penitenciária, quero continuar trabalhando com isso”. Robson Neves dos Reis é outro aluno do curso que pretende utilizar os conhecimentos adquiridos para garantir sua renda. “Eu também vou ensinar para a minha mãe, que gosta de fazer artesanato”, completa.

Mais cursos

Compotas, frutos cristalizados, geleias e doces em pasta passarão a ser fabricados na penitenciária a partir do próximo mês. Ao todo, 12 presas serão capacitadas para o mercado de trabalho em 40 horas de aulas de culinária. Ainda em setembro, 15 detentos começarão o curso de artesanato em bambu. Para outubro, novas turmas já estão sendo formadas para o aprendizado de pintura em tecido e da técnica de decupagem.

A Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior oferece, além de cursos profissionalizantes, os Ensinos Fundamental e Médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 219 detentos estudam na unidade prisional e 160 trabalham em diversas áreas, como confecção de vassouras, faxina e reciclagem. A cada 12 horas na sala de aula ou três dias de atividades laborais, um é remido da pena a ser cumprida.

Fonte: SEDS-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo