Famílias carentes e em estado de risco recebem apoio de projetos sociais em Muriaé
A Prefeitura de Muriaé disponibiliza recursos para atender programas sociais ligados à saúde, agricultura, mães de baixa renda e crianças carentes por meio de apoio a instituições que prestam serviços aos muriaeenses. O objetivo é auxiliar projetos que amparem famílias carentes ou em estado de risco, melhorando a qualidade de vida e incentivando as boas iniciativas na cidade.
Em 2017 a Prefeitura firmou, ou renovou, vários convênios e termos de parcerias com entidades da cidade. Entre as instituições que recebem incentivo, ou mesmo assistência integral, estão o Pronto Socorro do Hospital São Paulo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Lar Ozanam (assistência ao idoso) e a Comunidade Terapêutica El Shaday, para dependentes químicos
Também fazem parte dos convênios e parcerias a Associação Esportiva Lazer Ativo, que atende 250 crianças, a Obra da Mãe Gestante Carente, para atendimento a gestantes, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste) – que presta atendimento de saúde e exames às prefeituras conveniadas, a Associação das Microrregiões do Médio Rio Pomba (AMERP) que oferece capacitação e concede o uso de maquinários para empresas públicas associadas, Emater – assistência técnica e extensão rural.
Existem também parcerias estabelecidas com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Policia Militar, para os quais a Prefeitura faz repasses mensais, auxiliando no funcionamento dos diversos setores.
Administração municipal prevê possibilidade de novas parcerias e programas
A Prefeitura de Muriaé também possui programas sociais municipais que são realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, como o Casa Lar e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Porém, o Secretário Municipal de Planejamento, Silvio Salvato, explica que o crescimento da cidade leva a ampliação do número de pessoas carentes, fazendo surgir novas demandas em busca de auxílio. “Apoiamos muitas instituições com recursos e notamos que a ainda assim o número de necessitados é crescente. Estamos buscando novas formas de auxiliar estas iniciativas ou a viabilização de novos programas municipais”, ressaltou o secretário.
Os programas e apoios sociais são fundamentais para a proteção social em Muriaé, conforme destacou o prefeito Grego. “Um dos principais apoios é a assistência que hoje damos ao Pronto Socorro do Hospital São Paulo, em que cobrimos 100% do valor necessário ao atendimento de milhares de pessoas da região que recorrem ao Hospital. Além de outras instituições que apoiamos com objetivo de tornar nossa cidade um lugar mais humano. Mesmo com todas as dificuldades de recursos que temos atualmente, estamos ampliando os trabalhos para construir uma Muriaé mais humana e solidária” concluiu.
Fonte: PMM










