Peiex é lançado em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Foi realizado pelo Sistema FIEMG, no dia 26 de setembro, o evento de lançamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) em Muriaé, Zona da Mata mineira. A cerimônia reuniu empresários, autoridades políticas, lideranças institucionais da região e entidades parceiras na Casa da Amizade. A boa notícia é que a cidade passará a contar, a partir de agora, com um novo Núcleo de atendimento do Projeto.

O Peiex foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil). Trata-se de um instrumento de caráter estruturante e de reforço da base exportadora do Brasil. O objetivo do projeto é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados.

Estiveram presentes no evento o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, que realizou a abertura do encontro; o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, Maurício Tibúrcio; e o delegado regional de Muriaé do Sindivest-MG, Carlos Magno Oliveira; entre outros. De acordo com Campolina, o projeto é oferecido às empresas de forma totalmente gratuita, assumindo grande importância para os polos produtivos da região, na medida em que busca promover melhorias que proporcionem a inserção de nossas empresas no mercado internacional. “Conclamo, portanto, todas as empresas locais a se inscrevem e participarem deste novo Núcleo de Muriaé, podendo afirmar que o Projeto de Extensão Industrial Exportadora se apresenta como um verdadeiro marco no progresso da indústria do estado”, afirmou.

Após os pronunciamentos da noite, realizados pelas autoridades presentes, duas palestras foram apresentadas ao público: a primeira sobre Motivação e a outra sobre Linhas de Crédito junto ao BDMG e BNDES, pelo assessor técnico da presidência da FIEMG Regional ZM, Elcio de Assis Fonseca, que abordou os serviços de assessoria financeira e financiamentos oferecidos aos empresários da região pela FIEMG Regional Zona da Mata.

O Peiex atua em todo o Brasil, onde estão instalados mais de 30 núcleos operacionais que coordenam os atendimentos e capacitações realizadas pela equipe técnica. Em Minas Gerais, o projeto é coordenado pela Gerência de Capacitação Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, umas das entidades do Sistema FIEMG. Os seis núcleos operacionais do estado, localizados em Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Santa Rita do Sapucaí, Uberlândia e Ipatinga, já realizaram gratuitamente mais de 2800 atendimentos, sendo que 423 foram efetuados através do Núcleo da Zona da Mata.

Em nossa região, já foram realizados atendimentos aos setores das cadeias produtivas de Alimentação, Biotecnologia e Fármacos, Confecção, Gemas e Jóias, Gráfica, Metalmecânica, Moveleira, Plástico e Tecnologia da Informação, fomentando a inserção destas empresas no campo do comércio exterior. E a grande novidade do Peiex agora é a abertura de três novos núcleos: Muriaé, São João Del Rei e Teófilo Otoni. Em Muriaé, as atividades do projeto terão início em outubro. Em parceria com a FIEMG Regional Zona da Mata; Senai Muriaé; Prefeitura de Muriaé; Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Muriaé; Centro de Desenvolvimento Econômico do Setor de Confecções de Muriaé e Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais, o projeto pretende realizar, na cidade e região, 140 atendimentos gratuitos.

Fonte: FIEMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo