UFV realiza testes para covid-19 para cidades nas regiões de Muriaé, Ponte Nova e Manhuaçu

Guia Muriaé no WhatsApp

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) entregou o primeiro resultado de exames para detecção da Covid-19 coletados nos municípios jurisdicionados da Regional de Saúde Ubá na última terça-feira (26).

A parceria inovadora foi firmada para agilizar a obtenção dos resultados, desafogando o trabalho que era centralizado somente na FUNED, e também para aproximar o laboratório de referência para as 31 cidades da área adstrita. A capacidade chega a 150 testes RT-PCR por dia, deste que é considerado o padrão mais confiável no diagnóstico da doença, cuja confirmação é obtida através da análise de material genético da amostra obtida de raspado na nasofaringe.

PUBLICIDADE

Com a realização dos exames em Viçosa, os testes ficam prontos em, no máximo, 48h, prazo que pode ser adiantado em casos de urgência. “Diminuiu muito a espera, pois na FUNED havia um acumulo de amostras, o que acabava por fazer o prazo de entrega ser maior, e os cenários se modificando dia a dia. O maior benefício é estar mais próximo do nosso território, facilitando o deslocamento das equipes dos municípios, que coletam e levam as amostras”, contou Maria de Fátima Aldred Pinto Iasbik, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Os profissionais da UFV demonstraram entusiasmo e satisfação por prestar esse serviço a região, atendendo também às Regionais de Ponte Nova e Manhumirim, sendo esta a primeira vez que os laboratórios de pesquisa da instituição atuam na prestação de serviços. “Tem sido uma experiência nova e desafiadora para toda equipe, que é formada por estudantes de pós-graduação e pós-doutores, e por professores supervisionam o trabalho. Neste momento, nosso foco está totalmente nos testes de Covid-19, mas, quando a pandemia passar, é possível que passemos a atuar de forma mais próxima à comunidade”, informou Dr. Francisco Murilo Zerbini, Professor do Dep. de Fitopatologia e coordenador do Lab. de Ecologia e Evolução de Vírus, um dos cinco laboratórios da UFV que está fazendo as análises.

PUBLICIDADE

Os testes são realizados, preferencialmente, em pacientes internados em unidades de saúde sob suspeita de Covid-19 e em profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia e que apresentem sintomas da doença. “Inicialmente, os testes dos municípios da área da Regional de Ubá seriam encaminhados para a UFJF, conforme o Plano Diretor de Regionalização da SES-MG. Porém, explicamos que a UFV nos atenderia melhor por ser mais próxima do território, sendo uma solicitação de gestores e prestadores durante reuniões. Fizemos esta afirmação e conseguimos a aprovação do COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública), e agora temos este encaminhamento. Nosso papel é justamente esse, facilitar e agilizar os processos, estando próximos dos setores e da população que é assistida pelo SUS”, afirmou Aline Santos de Almeida Prado, Diretora Regional de Saúde de Ubá.

Fonte: SES-MG

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo