Viçosa faz parceria com Instituto Butantan para vacina contra a Covid-19

Guia Muriaé no WhatsApp

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, assinou na tarde desta quarta-feira (23), um acordo para aquisição de doses da vacina que vai proteger a população viçosense contra a Covid-19.

O prefeito foi recebido em São Paulo pelo Diretor do Instituto Butantan, Paulo Luis Capelatto. O acordo vai facilitar a aquisição das doses da vacina, como parte do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

No documento, o Instituto Butantan manifesta conveniência em fornecer doses da vacina para distribuição em Viçosa, de forma que atenda a população local. A primeira remessa tem previsão de envio em janeiro de 2021, dependendo da quantidade disponível. Outras remessas adicionais serão agendadas para fevereiro e maio de 2021. Os termos e condições definitivas para a aquisição e fornecimento serão definidos por meio de contrato.

Para o Prefeito Ângelo Chequer, o acordo assinado hoje é uma conquista: “nossa cidade recebe um grande presente neste fim de ano. Em meio a tantas incertezas provocadas pela pandemia, finalizamos 2020 com a esperança de que vamos vacinar a nossa população e a vida voltar ao normal”. A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac Biotech está em estágio avançado de desenvolvimento e apresenta resultados promissores.

A Secretaria de Saúde de Viçosa elabora o plano de imunização do município, com protocolos e definições de como as vacinas serão distribuídas e aplicadas.

Combate à pandemia

As primeiras medidas em Viçosa para evitar casos da doença foram adotadas no fim de fevereiro, antes mesmo da Organização Mundial de Saúde declarar a pandemia do novo coronavírus. Em março, foi decretada situação de emergência, com a suspensão de atividades e a instituição das barreiras sanitárias e a permissão para funcionamento somente de atividades essenciais. Em abril, o município definiu regras para o funcionamento do comércio e serviços. Os três primeiros casos foram confirmados no dia 23 de abril. Em setembro, com a adesão ao Programa Estadual Minas Consciente, Viçosa passou a seguir as deliberações do Governo de Minas, para controle e enfrentamento à doença.

Desde o início da pandemia até agora, foram divulgados 287 boletins epidemiológicos com dados da doença, atualizados todos os dias da semana. O município possui uma média de testagem 10 vezes maior que a média estadual e, além disso, toda a rede de saúde foi equipada para receber pacientes suspeitos ou confirmados, em casos leves ou graves da doença. E serviços de suporte à população, como o Telessaúde Covid e a Unidade Central, atendem e monitoram casos.

O Diretor do Instituto Butantan, Paulo Luis Capelatto, reconheceu a importância das medidas adotadas pela gestão municipal no combate à pandemia: “certamente um exemplo a todos os municípios de Minas Gerais e do Brasil, em virtude do pequeno número de mortes e de pessoas contaminadas no município”.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo