Procon alerta sobre ligações do seu próprio número de telefone

Guia Muriaé no WhatsApp

O Procon de Viçosa (Coordenadoria Municipal de Política e Defesa do Consumidor) emitiu um alerta aos consumidores que porventura recebam ligações do seu próprio número de telefone. Nas últimas semanas, surgiram relatos de pessoas que estão recebendo ligações deste tipo em Viçosa e nos municípios de Ribeirão das Neves, Itabira, Lafaiete, Ponte Nova e Ouro Preto.


Pelas redes sociais, tem circulado publicações informando que ao atender as ligações os dados do usuário serão roubados. No entanto, não há comprovação de que isto ocorra de fato, porque os golpistas utilizam a técnica de spoofing, para simular a ligação do próprio número.

Especialistas em tecnologia salientam que, na prática, o número que efetua a ligação é outro. O número do golpista é inserido num serviço de chamadas pela internet, conhecido como VolP, que possibilita a escolha do número que será exibido ao destinatário em seu visor.

O diretor do Procon de Viçosa, Celso Lúcio Silveira Alves, informou que todas as ligações registradas nos municípios mineiros foram feitas com o DDD 31. Mesmo com a não comprovação de roubo de dados, a orientação é para que o consumidor não atenda as ligações. Segundo Celso Alves, os golpistas podem se passar por prestadores de serviços, como operadores de telefonia e de TV, e solicitar dados pessoais, que também não devem ser informados.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo