Conta de luz vai ficar mais cara nas cidades atentidas pela Energisa

Guia Muriaé no WhatsApp

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 22 de junho, o resultado do 5º Ciclo de Revisão Tarifária da Energisa Minas Gerais, concessionária de distribuição de energia em 65 municípios no estado e também Sumidouro (RJ).

O efeito médio percebido pelo consumidor será de 9,10%, e passa a valer a partir de hoje, 22 de junho de 2021. Pelo cálculo da Aneel, os clientes de baixa tensão (residencial e comercial) terão correção de 8,11% e alta tensão (indústrias), 12,96%.

Em resumo, desse efeito médio acima que os consumidores da Energisa Minas Gerais vão perceber 6,66% é formado por custos de Geração, Transmissão e Encargos Setoriais (ou seja, 73% do valor). A parcela da distribuidora foi a de menor impacto com 2,44% – abaixo da inflação do período e refletindo também uma gestão eficiente da Energisa Minas Gerais e ao reconhecimento da ANEEL pelos investimentos de R$ 375 milhões realizados nos últimos 5 anos.

Investimentos

A Energisa Minas Gerais investiu cerca de R$ 100,7 milhões em 2020. O valor segue a linha dos anos anteriores continuando o planejamento de investimentos para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região.

Além da oferta de energia contínua e eficiente, a empresa vem investindo em infraestrutura, envolvendo renovação da frota, atualização dos sistemas, equipamentos para equipes de campo, melhoria de agências de atendimento; a distribuidora também aplicou recursos na instalação e substituição de equipamentos em redes e subestações, deslocamento e reforma de linhas e redes elétricas.

“A prioridade da Energisa é oferecer um serviço cada vez melhor aos clientes, primando pela segurança, visando o crescimento econômico e garantindo uma oferta de energia permanente e segura, levando bem-estar à população”, destacou o Diretor-Presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani.

Entenda a composição da tarifa de energia

É importante salientar que a revisão tarifária é um processo regulado e definido pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual, e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

O preço final da tarifa de energia elétrica é composto por custos de duas parcelas:

* Parcela A – são os custos que independem da gestão da distribuidora – transmissão e geração de energia, encargos e impostos. A distribuidora atua apenas como arrecadadora;

* Parcela B – são os custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.

Para exemplificar, é como se a área de concessão fosse um grande condomínio cujas despesas com água, luz e vigilância fossem a Parcela A, o qual as tarifas impostas não estão sob controle dos condôminos. E, a instalação da área de lazer, espaço fitness e praças fossem a Parcela B, sob gestão dos condôminos. Reparem que, quando há investimentos no condomínio, há melhorias de qualidade e aumento das despesas inerentes a inflação incorrida no momento.

Nos processos de Revisão Tarifária, a Aneel corrige eventuais desvios no índice de produtividade aplicado aos Reajustes Anuais, redefine padrões de qualidade a serem exigidos das empresas, garante o repasse ao consumidor dos ganhos de produtividade realmente obtidos pela empresa desde a última Revisão Tarifária Periódica e corrige eventuais desvios que possam colocar em risco o equilíbrio econômico–financeiro das empresas.

Consumo consciente e tarifa social

Vale lembrar que existem alternativas para reduzir a conta de luz, como a Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício é voltado para famílias com renda de até meio salário-mínimo por pessoa têm direito ao benefício, concedido pelo Governo Federal, e podem obter descontos de até 65% na tarifa. Para se cadastrar no programa é preciso procurar o Centro de Referência em Assistência Social da cidade com documentos pessoais e o número de NIS. Após realizado o cadastro, o cliente deve procurar um posto de atendimento da Energisa Minas Gerais para finalizar o processo.

Outra forma é reduzir o consumo de energia, e pequenas ações no dia a dia podem fazer a diferença. Além do site da Energisa, o cliente pode obter dicas nos canais nas redes sociais – Twitter, Facebook e YouTube. No site da Energisa Minas Gerais é possível encontrar ainda vídeos explicativos que facilitam o entendimento do consumidor a respeito da conta, da composição da tarifa e sobre como é possível economizar.

Um aspecto fundamental que pressiona a tarifa é o furto de energia. Para se ter uma tarifa de energia mais barata no futuro, é necessário que as pessoas não façam e não aceitem esta prática. Essas irregularidades impactam o valor da conta de luz, prejudicam a qualidade do fornecimento, provocam acidentes que podem ser fatais e reduzem a arrecadação de impostos que poderiam ser revertidos em benefícios para toda a população.

Fonte: Energisa

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo